segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Saúde do BTTista - Cãimbras

Segundo a Wikipédia, as cãibras - ou câimbras - são contracções involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante exercícios físicos extenuantes (como o BTT), em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado. Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigénio (glicólise). Havendo oxigénio suficiente, o ácido láctico é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reacção catalizada por enzimas.

Image hosted by servimg.com
Foto: O Miguel, vitima de uma cãimbra no trilho da Alombada, a tentar recuperar.

Prevenção
1. Manter boas condições de oxigenação são necessárias para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a actividade e respirar profundamente massajando a área.
2. Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
3. Para as pessoas que costumam ter cãibras nos exercícios recomendam-se a ingestão de uma banana antes (pelo menos uma hora) da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo.

6 comentários:

Miguel (Specialized) disse...

Meus caros amigos há aqui uma ligeira confusão! Eu não estava com uma cãibra. Estava sim a deitar fora o peso em excesso que trazia dentro do estômago, claro está que o facto disto ter ocorrido após uma subida onde fiquei com o coração na boca é pura coincidência... ;)

Um abraço

Pedro Cruz disse...

Epah, eu aqui com tanto cuidado a sonegar a verdadeira descrição da foto e tu acusas-te logo! :P

Sim ok, a verdade é que era lastro a mais para a inclinação daquela subida, mas o meu artigo não deixa de ser pertinente. Antes de pedalar comer sempre uma bananinha! :D

Um abraço!

Joao Cruz disse...

Realmente o miguel ia com excesso de peso...
A verdade é que depois ficou mais rápido! heheh
Comer umas quantas barras energeticas tambem da jeito! :D

aircraft - álvaro rui disse...

bem amigos, eu tenho uma teoria...
-naquela posição ninguém está com uma câimbra, este homem é um devoto, está a rezar, vê-se perfeitamente que está a apelar a S. Gregório! Amen
-Falta de oxigénio??!
como é que um tipo que anda toda a noite fora de casa, e portanto ao ar livre, tem falta de oxigénio?... não será ar a mais? para mim é uma overdose de O2.
-oh Pedro, ácido láctico? ácido... vá lá!!! mas LÁCTICO??? achas que estes tipos têm cara de quem se relacione com algo dessa família... olha a foto do Zé, aquela mistura explosiva! é só nitro! :)

boas curvas amigos... dessas e das outras

José Afonso disse...

Um gajo aqui no relax, e o ppl a estragar-se...
Eu ainda nao tive nenhuma caibra, mas a beber caipirinhas dentro da piscina ainda me dá alguma :)))
Abraço

alvaro disse...

olha-me este gajo!!!

e aí cara, tudo jóia? ocê esstá prraticando MTB dentro do building?
essa caipirinha vai ti fazer bem não!
..."bai um copinho de tinto?"
(oh João, tinha vir a piadinha)

boas férias e beijinhos... ah, e para ti também