terça-feira, 17 de junho de 2008

1º Passeio BTT UDCM - Mouquim - 15 Junho 2008

Realizou-se no passado domingo dia 15 o 1º Passeio de BTT organizado pela secção de BTT da União Desportiva e Cultural de Mouquim. A concentração estava marcada para as 8:30 junto ao Polidesportivo.

Galeria de fotos

Embora tenhamos chegado um bocadito depois da hora ainda tive de voltar a casa para buscar as sapatilhas que me tinha esquecido. Pensei que era o último a chegar, mas ainda havia um furito daqueles que aparecem antes mesmo do arranque. Não há problema, afinal de contas era tudo malta +/- conhecida e espera-se sempre mais um bocadito por um companheiro! Já passavam alguns minutos depois das 9 quando o companheiro Marcelino fez um pequeno briefing e deu as boas vindas aos presentes.

Partimos então ao encontro do Rio Caima, subindo pela margem esquerda, um trilho para mim desconhecido, até Valmaior já próximo da ponte recem restaurada. Aqui ficámos tambem a conhecer um single-track (coisa rara nos nossos lados) até à estrada da entrada nascente da freguesia. A partir daqui foi subir e bem pelo estradão de terra até à Sra do socorro. E por falar em Socorro, quem não se deu nada bem neste monte foi o habitual protagonista das quedas, o inevitável João. Desta vez não por culpa própria, mas por um vento de leste que o atirou da bike abaixo. O furacão Igor varreu tudo à sua passagem deixando no ar uma nuvem de pó e duas bikes e respectivos ciclistas completamente embrulhados. Pensou-se ainda chamar os bombeiros para desencarcerar os homens e a gnr para tirar as medidas do acidente, mas acabamos por conseguir resolver nós mesmo a situação. Mesmo com a roupa suja (eheheh) lá seguimos caminho em direcção ao Palhal.

Gráfico de Altimetria

Antes ainda da passagem junto à fábrica passámos por um trilho bastante acidentado e inclinado que obrigou alguns ciclistas a "saltar enquando era tempo" e mesmo a treinar o famoso OTB - "Over The Bar". Depois já da Quinta do Palhal esperava-nos o reforço. Seguimos então pelo já conhecido percurso do Eucalipto > Telhadela > Ribeira de Fráguas > Gavião. Nesta bela localidade esperava-nos a surpresa do dia. Esta malta de Mouquim conseguiu inventar um single track impecável junto às terras de cultivo, passando no meio da vegetação, e terminando com uma travessia de ribeira. Os meus parabéns por irem lá "inventar" aquele troço! :)

Rumámos então a Mouquim, já com a chuva a querer aparecer, para o retemperador banho e almoço convívio. Foi então servida uma bela feijoada por uma senhora muito simpática que se preocupou sempre que a malta "não dissesse como da outra vez" e saísse dali com a barriga bem cheia! :)
Este foi um excelente passeio convívio em que nos sentimos "em casa", dada a forma como fomos recebidos em Mouquim. O nosso agradecimento por tudo e para a próxima (Marcelino, estamos a contar com essa prova de orientação) de certeza que voltaremos a estar presentes! Um abraço e boas pedaladas.

P.S: Há mais fotos no recem-criado Blog do BTT UDCM. Visitem!

2 comentários:

Joao C disse...

Gostei bastante do passeio e dos trilhos, já para não falar no repasto. Se o Álvaro tinha ido, tinha-o envergonhado uma vez mais! :)

Realmente não me dei muito no monte da Sr. do Socorro... e ainda estou com o "chassis" um bocado amassado... Foi um verdadeiro acidente de Chernobyl! A malta queria chamar a ambulância, a gnr, o jornal de albergaria, etc. mas tomaram a iniciativa de nos passar uma declaração amigável e tudo ficou resolvido.

Aqui fica um abraço para a malta de mouquim e venha de lá essa prova de orientação!

Joao C disse...

Ah é verdade... João Paulo já não te podes queixar que "nunca apareces" hehe :D