segunda-feira, 2 de junho de 2008

Nocturno na Ribeira de Fráguas - 31 Maio 2008

A convite do nosso companheiro Manuel Araújo, foram 6 os aventureiros do BTT Albergaria (Pedro Cruz, João Cruz, João Paulo, Nuno, Frederico e o estreante Rui Leite) que se deslocaram até à Ribeira de Fráguas para uma incursão nocturna pelos trilhos circundantes a esta freguesia.

Galeria de Fotos

Eram cerca de 8:30 da noite quando partimos em direcção à Busturenga, onde na primeira subida da noite (embora ainda fosse de dia) o Nuno deixou cair a corrente da bike ao chão. Este incidente só vem dar razão à teoria do Álvaro que diz que a água e as lavagens só fazem mal à bike e dão cabo dos componentes. Problema resolvido seguimos em direcção ao Gavião, continuando por um trilho quase sem silvas até Rendo. Seguimos em sentido inverso algumas dezenas de metros pelo percurso do passeio realizado em 6 de Abril e subimos até ao Carvalhal, terra natal do Frederico, que nos fez uma mini visita guiada. Continuamos então por um trilho ao longo do Caima, do lado nascente da fábrica até ao Palhal, seguindo pelo eucalipto grande até Telhadela, onde aproveitámos a escadaria da igreja para um pequeno reforço.

Gráfico de Altimetria

Retemperadas as forças começamos a subir (e bem) em direcção à Serra da Escaiba, onde fomos encontrar o estradão que vem de Janardo até Telhadela. Esta descida bastante acidentada ainda provocou alguns calafrios ao nosso estreante Rui, que ainda por cima foi surpreendido no final por um vulto que saltou do pinhal escuro para o meio do trilho! Estávamos de novo já próximos de Telhadela quando decidimos voltar a subir o monte para fazermos a descida mais alucinante e divertida da noite até à Ribeira de Fráguas. Aqui atingi o meu record pessoal de velocidade à noite no mato: 56.1 km/h segundo o GPS!

Terminada a voltinha, a noite acabou em convívio no restaurante Fumeiro em Albergaria onde tivemos a merecida ceia com umas belas pizzas e as inevitáveis minis. Um agradecimento especial ao Manuel pelo convite. Ficou apalavrada ainda uma incursão nocturna às tasquinhas do Stº António em Estarreja. Vão pensando nisso! :)

2 comentários:

Pedro Cruz disse...

O Nuno foi cortado da foto da ceia.. Cá pra mim deve ter ido para às urgências do hospital de Aveiro :D

Mas em compensação tem uma em que está muito pensativo a olhar para o tractor, como que diz "arranjo isto ou vou fazer o resto do passeio naquele?"

Abraço e inscrevam-se para Beselga! :)

João disse...

Decididamente fiquei convencido com os passeios nocturnos :D Foi excelente! O companheirismo foi brutal!
Desta vez eu superei o João Paulo! Eu levava quatro focos na cabeça heheh

Quanto ao Álvaro Rui... Humm anda demasiado cansado para a bicicleta... Sem forças.. Doente.. Estudar...
Agora venha o proximo nocturno e o Sto. Antonio de Estarreja heheh