terça-feira, 24 de junho de 2008

Raid pela Ria até Aveiro - 22 Junho 2008

Em dia de volta a Albergaria em ciclismo fomos até ao centro da vila assistir à chegada das "rodinhas finas". O nosso atleta local não venceu mas foi muito interessante ver a chegada dos ciclistas ao sprint após tanto kilometro sempre a abrir! Fui com o meu irmão de bike e lá nos encontramos com o Evaristo que tinha tirado a rígida da garagem para ver se ainda se lembrava como era andar sem amortecedor atrás. Dois dedos de conversa e chegámos à conclusão que depois de um treino mais puxado do que estava previsto no sábado, nada melhor que uma voltinha "só até Canelas para desentorpecer os músculos".

Galeria de Imagens

Ir a casa, equipar, trocar também de bike no caso do Evaristo e já eram mais uma vez umas 4 da tarde quando arrancámos tal como previsto em direcção aos esteiros de Canelas. Chegados ao apeadeiro e dada a nortada que se fazia sentir rumámos para o lado sudoeste, que tem mais vegetação e os trilhos são mais abrigados do vento. Após um pequeno reforço junto a uma das comportas dos canais chegámos a Cacia num ápice e decidimos atravessar para dar uma volta pelo outro lado do Rio que eu ainda não conhecia. Claro que com uma tarde de sol daquelas não apetecia voltar logo para casa e fomos seguindo à descoberta de trilhos que ligassem a Aveiro com o objectivo de marcar um track para o nosso regresso na volta à Ria (que está marcada já para o próximo domingo).

Tentámos sempre seguir o mais próximo da água possível mas à custa de uns quantos caminhos sem saída constatámos que uma parte do troço de ligação até Aveiro terá que ser obrigatoriamente feito por alcatrão. Já junto à A25 pudemos ver o avanço das obras da nova ligação ferroviária e encontrámos um trilho em terra batida que mais adiante (já em frente ao canal de S. Roque) passa a ciclovia improvisada (ver fotos) :)

Atravessámos as pontes pedonais sobre a A25 e sobre o canal, seguimos em direcção à Praça do Peixe e regressámos a casa sempre por estrada. Foi mais um domingo bem passado a pedalar em que aquela voltinha "só até Canelas para desentorpecer os músculos" se transformou numa voltinha de 55 Km. Balanço do fim de semana: cerca de 135 km entre o mar e a serra, sempre com belos trilhos e paisagens espetaculares. Venha rapidamente o próximo!

3 comentários:

Joao C disse...

É sempre a pedalar! :D Sexta e domingo mais uma jornada de uns bons km's! hehe

Anónimo disse...

Paisagens espectaculares nos campos de Canelas que o BTT me deu a descobrir.

Joao C disse...

É verdade, Canelas e toda a zona do baixo vouga lagunar e muito bonita :)