domingo, 8 de junho de 2008

Treino para Beselga - Parte III - 7 Junho 2008

Com uma bela tarde de sol e sem muito calor, eu e o João, impossibilitados de ir à "Rota dos Esteiros" em Estarreja uma vez que Beselga estava há muito na agenda, decidimos ir fazer um treino secreto até ao Cais do Bico na Murtosa.

Galeria de Fotos

Com a ajuda do google earth desenhei um percurso sempre o mais próximo possível dos canais da Ria e lá seguimos confiantes que o gps não nos levaria por nenhum silvado até ao nosso destino. Partimos rumo à zona industrial em direcção a Canelas, onde pudemos constatar a força do avanço das máquinas que abrem a continuação da A29 nos montes a nascente desta aldeia.

Chegados ao apeadeiro, já do lado dos esteiros foi então tempo de seguir o gps por caminhos até então desconhecidos até Veiros passando ao lado de Estarreja. Aqui chegamos à parte mais espetacular do percurso, onde passamos por zonas completamente abertas, sem qualquer tipo arvoredo (e quase sem trilho) e onde os canais da ria dão lugar ao inicio do largo estuário. Sempre em bom ritmo chegamos ao Cais do Bico onde aproveitamos para tirar mais algumas fotos. Nota mais para este percurso do gps que estava 100%! O regresso foi feito em grande ritmo pelo alcatrão, uma vez que às 6 da tarde começava a qualificação da Formula 1! Terminámos o passeio com cerca de 60 Km e poucos metros de acumulado, uma vez que tirando a ligação a Albergaria o percurso é praticamente todo plano.

Ainda não conhecia esta zona mais a norte da Ria. Já tinha andado por Cacia, Canelas e Salreu, mas este lado é sem duvida o mais bonito e agradável para pedalar. Surgiu a ideia de um destes fins de semana ir até à Torreira seguindo este trilho e voltar por S. Jacinto (onde poderíamos almoçar), atravessar na lancha e fazer o regresso pelo lado da Barra e Aveiro. Sugestão de data: 29 de Junho! Deixem na caixa de comentários as vossas sugestões e fica novamente a pergunta: quem é que alinha?

Boas pedaladas!

4 comentários:

João disse...

oh migo...eu vou! :D Eu alinho! :D
Foi brutal este passeio. Apesar de terem sido 60 km's foi muito rolante e o acumulado só não deu negativo porque tivemos mesmo de subir um bocadito ate Albergaria eheheh
Vamos la.. "Ao marisco" :D

Anónimo disse...

Boas pessoal.
Costumo acompanhar o vosso blog que está muito fixe e costantemente actualizado.
Não é possivel arranjar o track p/garmin ;)
Obrigado e boas voltas
Ricardo Coelho "coelhone"
rcoelhone691@sapo.pt

Pedro Cruz disse...

Ola Ricardo,
Desde já obrigado pelo teu comentário :)

Ainda hoje envio-te o track gps (formato gpx) que desenhei. Começa junto à estação de comboio de Canelas e acaba no Cais do Bico na Murtosa. Já foi testado, podes seguir à confiança!

Boas Pedaladas =)

joao disse...

Bem.. já se sabe que não se pode contar com o Álvaro Rui porque ele nesse dia vai certamente ter q estudar ou fazer outra coisa qualquer :D hehehe