domingo, 26 de outubro de 2008

5º Passeio das Vindimas - Folgosa do Douro 26 Out 2008

Este domingo tive o prazer de pedalar por uma das zonas mais espectaculares e bonitas do nosso país e, mais importante que isso, ser recebido com extraordinária simpatia e amizade pelas gentes de Folgosa do Douro e povoações do concelho de Armamar por onde passei.
Galeria de Fotos
A paisagem vinhateira do Douro é impressionante, com as suas encostas em socalcos, sempre com o rio ao fundo, os caminhos por entre as vinhas são rápidos, com zonas de alguma pedra, mas foram mesmo as subidas que trouxeram as maiores dificuldades, principalmente no inicio do passeio. Foram 46.8km, com 1352m de acumulado ascendente, que deram um enorme prazer em pedalar.

Foram muitos os locais inesquecíveis por onde passei, a passagem pela aldeia de Goujoim foi um deles, seguida de uma descida alucinante, com algumas pedras e partes técnicas, mas muito rápida e longa.

O reforço alimentar foi em Armamar, excelente, bôla com fiambre e galinha, sumos variados, sandes mistas frutas, etc, servidas pelas simpáticas meninas da organização.

Enquanto isso, os acompanhantes dos betetistas tiveram direito a um passeio turístico pelo concelho de Aramamar, visitando os locais mais emblemáticos da zona, incluindo alguns pontos do percurso de BTT.

Quase no final do percurso foi obrigatória a paragem na Quinta do Tedo, para um copinho de vinho do Porto, mal adivinhava que logo a seguir vinha a ultima subida, muito dura e íngreme.

No final, um single-track até chegar a Folgosa do Douro, depois foi tempo de tomar banho e atacar o caldo verde, entradas de presunto e melão, porco no espeto e cervejinha a descrição :)

Concluindo: passeio com preço quase simbólico, simpatia e esforço de toda uma povoação em proporcionar aos visitantes um evento de qualidade ímpar, paisagens e percursos espectaculares; um evento imperdível no calendário de 2009.

Obrigado Folgosa do Douro, e à sua Associação Desportiva e Cultural.

3 comentários:

Hernâni disse...

Ha dois anos tambem fui a esse passeio e realmente é fantástico...

Anónimo disse...

Este blog tem contribuido para eu poder apreciar, através das fotos publicadas pelo Zé, as lindas paisagens que o nosso país tem - de facto, vivemos mesmo "num jardim à beira-mar plantado!". Praticar BTT deve ser óptima terapia para se passar bem a semana de trabalho ...

Evaristo disse...

O esforço para apreciar estas paisagens é algum, mas vale a pena.

O passeio em Folgosa do Douro foi um dos melhores do ano, outros virão certamente.