domingo, 5 de outubro de 2008

Maratona dos 5 Cumes - Barcelos 5 Out 2008

Desloquei-me no dia 5 de Outubro a Barcelos, para participar na maratona dos 5 Cumes, organizada pelos Amigos da Montanha, associação de montanhismo de Barcelinhos.

Foram 800 os participantes desta maratona que é reconhecida como umas das melhores e mais duras em Portugal, e foi com alguma curiosidade que me inscrevi, para conhecer os famosos montes que rodeiam a cidade.
Galeria de Fotos
O percurso da maratona atravessa os cumes dos 5 montes que rodeiam o vale da cidade: o monte de S. Mamede (399mts), monte S. Gonçalo (489mts), monte do Facho (304mts), monte de Airó (389mts) e o monte da N. Sr.ª da Franqueira (297mts).

Participei "apenas" no percurso dos 3 primeiros cumes, foram 54km e quase 1400 metros de acumulado ascendente. Os troços de cada monte são diferentes, gostei especialmente do monte de S. Gonçalo e do monte do Facho, as subidas foram muito duras, mas as descidas compensaram o esforço, com piso rápido, single tracks, algumas zonas de pedras, etc.

Quanto a organização, estiveram bem em todos os itens essenciais para uma prova desta dimensão, penso que devem rever a passagem no monte de S. Mamede logo no inicio, houve um grande engarrafamento no controle, e a descida é bastante perigosa. O Jersey e as meias que ofereceram são espectaculares, e para 2009 é certamente uma prova a agendar no calendário!

No próximo fim de semana, 12 de Outubro, vou fazer a Rota do Vento, e conhecer finalmente a Sertã, zona que desde a algum tempo me desperta enorme curiosidade, muito devido aos relatos de pedaladas no ForumBTT.

6 comentários:

Hernâni disse...

Vais à Rota do vento e vais muito bem.A Sertã é um espectaculo,temos andado muito por lá graças ao nosso Cagaréu Ferrão.Podes ver no nosso Blog um vídeo da descida do Picôto que é a mesma coisa que a rota do vento.Podes encontrar no arquivo mês setembro 2007
Na nossa proxima ida à Sertã envio-vos o convite

Boa descida :)

Anónimo disse...

Por acaso também participei, embora como infiltrado, e também comungo da tua opinião, foi um prova bastante dura, mas espectacular, cheia de atractivos paisagísticos e beleza natural que não deixam ninguém indiferente. Pena, realmente, foi, como dizes, a chegada ao monte de S. Mamede e a descida, muito complicada e difícil onde era exigida uma grande preparação e muita concentração pois um deslize qualquer e seria complicado.
De resto, já conhecia muito do traçado da maratona pois sou desta zona, mas nunca tinha participado nela, desta vez aproveitei e infiltrado fiz o percurso, tendo chegado por volta das 14:00 à "meta".
Continuação de muitas e boas pedaladas.
Francisco Sousa - Barcelos

Evaristo disse...

Realmente foi uma prova dura, mas com um percurso muito interessante.

Devias ter feito a maratona como "oficial", porque o Jersey e tudo o resto valiam bem os 20€ da inscrição, e também para valorizar todo o trabalho que a organização teve.

Boas pedaladas.

ruben disse...

Caro Albergas, ou muito me engano ou essa bela foto que consta na homepage foi tirada por mim... é que eu era o gajo empenado que vinha atrás! Grande prova esta, um abraço.

Evaristo disse...

Hernani: o vídeo está altamente, deve ter sido um dia espectacular. Fico a aguardar esse convite para uma ida a Sertã.

Rúben: obrigado pela foto, não eras o único empenado, como se pode ver pela minha cara, hehehe.

Um abraço, e boas pedaladas!

Pedro disse...

os meus colegas de trabalho bem me chatearam para ir... os relatos deles também foram muito positivos apesar da dureza. Acho que é mais uma maratona para por no meu calendário de 2009.

Alguém vai à Vale do Vouga este FDS? vamos ter chuva... vai ser bonito... :)