domingo, 19 de outubro de 2008

Maratona Quiaios Hotel 19- Out 2008

Finalmente fiz a estreia na Maratona do Hotel Quiaios, depois de 2 anos a adiar. Alguns dos trilhos da Serra da Boa Viagem já tinham sido percorridos no excelente passeio/convívio organizado pelos BIKE4NYC8 da Tocha, em 11 de Maio de 2008.
Galeria de Fotos
Logo antes da partida tive o prazer de reencontrar o amigo Kabazuk dos
BIKE4NYC8, e o amigo Afonso. Depois de alguma cavaqueira, foi tempo de arrancar, e percorrer cerca de 2km em alcatrão, o que facilitou o aquecimento e nos preparou para as dificuldades que aí vinham.

A parte inicial do percurso era conhecida, com a difícil subida da pedreira, até ao Farol do Cabo Mondego. Depois foi uma sucessão de descidas e subidas, em piso rápido e com alguma pedra. Até chegar ao planalto da serra, foram muitas as subidas, mas todas clicáveis. Já no alto da Serra, a paisagem é deslumbrante, a vista sobre a praia de Quiaios, o mar azul, e o verde da floresta deixam-nos extasiados.

Uma característica única da Serra da Boa Viagem é a diversidade de trilhos e paisagens, no inicio temos muito pedra e caminhos relativamente largos, no planalto temos floresta com caminhos rápidos, ou single tracks por entre as árvores. Na parte final do percurso, somos presentados com fantásticos single tracks, alguns muito perigosos devido a proximidade das ravinas, mas muito divertidos e técnicos, e para finalizar a já conhecida descida até ao alcatrão, muito rápida, mas com muito calhau :)

No final, o almoço foi no restaurante do hotel, a famosa feijoada para retemperar as forças. Já o reforço foi algo pobre, apenas havia água, bananas e maças, um paozito com marmelada não ia mal depois de tanta energia gasta. Um aspecto para a organização rever.

Resumindo, foram 32.5km, com 824m de acumulado ascendente e descendente, numa prova com um grau de dificuldade física e técnica média/alta, o percurso estava bem marcado, não havia origem a duvidas, embora ache que deviam ter os locais perigosos assinalados com placas, porque havia alguns. Certamente é uma prova para repetir em 2009.

3 comentários:

Hernâni disse...

Foste para Quiaios e nós fomos até à Moita, mas a putef deu cabo do pessoal :))

Evaristo disse...

Que grande "Putef" vcs arranjaram, à prova de furo, apesar das tentativas :)))

Manuel disse...

Olá, Já a muito que não dava noticias, mas ainda bem que falas na ida a Cascata, por mim pode ser para o dia 2 de Novembro, pois neste proximo domingo eu não posso, verificaai a disponibilidade.
Um abraço Manuel