terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Serra do Ladário 30 Dez 2008

Da janela de minha casa, olhando em direcção a Este, avista-se a serra do Ladário, com suas rochas a brilhar ao longe, como que a fazer um chamamento a que não resisti, na ultima volta de BTT de 2008, culminar de um grande ano repleto de passeios e aventuras.
Galeria de Fotos
Arranquei às 9h em direcção a Sernada do Vouga, fiz a ciclo via toda até Paradela, parece uma auto-estrada para bicicletas e passeantes, toda pintada de fresco.Continuei pela antiga linha de comboio até Cedrim, depois foi a habitual e dolorosa calçada romana até à bonita aldeia de Castêlo.

Após um reforço de água fresca da fonte, começou a verdadeira etapa, através da serra do Ladário. Passei junto à casa do guarda e continuei a subir até à Albufeira da Vessada do Salgueiro, local de pesca desportiva.

Ai resolvi explorar um pouco, e segui um track GPS que passa por locais pouco acessíveis da serra. Depois de tirar as minhas duvidas para uma próxima incursão, voltei à albufeira, e segui o caminho pré-definido, até à aldeia de Lameiro Longo.

Foi então que veio a adrenalina das descidas, por estradões rápidos, mas com algumas pedras e regos, para além da muita lenha deixada pelos madeireiros. No final da descida, virei em direcção a Silveira, e fiz todo o comprimento da serra por um caminho muito interessante, praticamente plano.

Ao chegar a Silveira foi tempo do reforço, a barra do costume acompanhada com umas tangerinas locais, bem azedas por sinal. Depois foi sempre a descer para as Talhadas, e continuar até ao túnel da A25, junto da eólica.

Fiz o caminho que é costume percorrer quando fazemos a volta da eólica, mas desta vez a descer, depois foi sempre a abrir até Sernada e Albergaria.

Foram 59km, com 1300m de acumulado, feitos em 5h, perdi muito tempo nas fotos (mais de 150) e na exploração de caminhos junto à alfubeira, mas no final a satisfação foi grande por ter percorrido a deslumbrante serra do Ladário, que está aqui tão perto, basta uma bicicleta, meios de orientação e muita força de vontade!

BOM ANO 2009 a todos os amigos, familia e companheiros do pedal!

2 comentários:

Hernâni disse...

Não me apercebi desta tua volta,foi quase na passagem de ano :) arranja lá o track para ver se eu e o Palex na proxima semana damos umas pedaladas por essas bandas

Evaristo disse...

Foi uma volta a solo...para desbravar terreno, e despedir-me de 2008 em grande :)