segunda-feira, 28 de abril de 2008

Maratona Ribeiras da Estrela - Paul, Covilhã 27 Abril 2008

Paul é uma bela localidade no sopé da Serra da Estrela, a 20km da Covilhã. Foi ai que se desenrolou a maratona/passeio que nos iria levar a percorrer os espectaculares caminhos e ribeiras que esta região possui.

Clique para ver galeria de fotos

O Pedro, eu (Evaristo) e o Baixinho participámos na meia maratona com 41km, e após a volta de aquecimento por Paul, começamos a subir a serra, o que se tornou algo difícil devido ao calor anormal para esta época. O resto do percurso foi rolante, com muitas zonas de pinhal, travessias de ribeiras, single tracks muito divertidos, por entre muros na aldeia de Erada, travessia das piscinas naturais de Paul.

Altimetria do Percurso

Um dos pontos altos do passeio foi o reforço, devido a imensa variedade de produtos regionais oferecidos (chouriça e morcela assada na brasa, queijos, etc) e também ao belo local onde foi feito, não esquecendo o acesso feito por um single-track técnico com alguma pedra. No final tivemos direito a banho quente, lavagem das bikes e almoço de porco no espeto. De realçar também o passeio pedestre dos(as) acompanhantes, pelas capelinhas, casas tradicionais e piscinas naturais de Paul.

Foi um prazer reencontrar os companheiros Cagaréus e Angarnas, as melhoras para a Ana do Angarna, que sofreu uma queda na 2ª parte do percurso. Foi um dia bem passado, onde ficámos a conhecer terras e gentes muito simpáticas e acolhedoras, e tivemos sempre presente a Serra da Estrela, com muita neve lá no alto.

Dia 1 de Maio vamos pedalar, às 9h em frente ao Cine Teatro Alba.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

BTT NOCTURNO "EXTREME" 23 Abril 2008

Foram 7 os aventureiros nocturnos que desafiaram a escuridão e se embrenharam por descidas vertiginosas, subidas de perder o fôlego, lugares onde à noite apenas vagueiam os espíritos.

Clique para ver a galeria de imagens
O desafio para fazermos o nocturno partiu do Quim Serra, que trouxe alguns amigos de Aveiro, coube-me a mim (Evaristo) e ao Pedro Cruz conduzir o pessoal por um percurso muito exigente, como se pode ver pela altimetria.

Altimetria
O objectivo foi subir até á capela ardida, o que fizemos passando pelo cemitério de Vale Maior, pelas pedreiras do Gavião. A descida da capela ardida até ao caminho do rio mau foi alucinante, com alguns sustos pelo meio.

De realçar a excelente iluminação que o Quim desenvolveu, a "Berlaites", um potente Led de 20W, quase parece de dia no máximo!

Como ainda tinhamos vontade de pedalar, fomos até as minas do Braçal, e dai subimos para a Senhorinha, onde fizemos a descida muito radical para a ciclo via ao longo do Vouga.
Chegamos a Albergaria as 00h30, depois de 36,5km muito duros, mas divertidos, pedalar a noite é uma experiência completamente diferente, os caminhos parecem mais longos e estreitos!

No domingo eu, o Pedro e o Baixinho vamos participar na Maratona Ribeiras da Estrela, em Paul, Covilhã, no fim de semana de 3 de Maio temos a Queima da Fitas em Coimbra, dia 11 de Maio vamos ao Passeio dos companheiros do BTT Bike4nyc8 Tocha Team, um passeio pela Serra da Boa Viagem que aconselho.

Aproveito para lançar o desafio de fazermos o passeio anual à Serra da Freita dia 17 de Maio.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Volta do Magic Slime - 20 de Abril de 2008

2+2-2+1+1=4. Mas que significa isto? Simples.. Eu e o Evaristo fomos os dois únicos a marcar presença às 9h em frente ao cinema (2). Encontrámos dois companheiros que convidámos a seguir connosco (+2), mas que dadas as condições atmosféricas desistiram da volta ainda estávamos só junto às bombas da BP (-2). Fomos buscar o Álvaro a casa (+1) e ainda convencemos o Nuno a juntar-se a nós (+1). Eram já quase 10h quando partimos os 4 em direcção à Sernada.

Clique para ver fotos

Embalados por uma valente carga de água decidimos seguir pelo caminho da Foz em direcção às minhas do Braçal. Pudemos ainda constatar que tal como prometido pela câmara municipal, parte da continuação da ciclovia já se encontra limpa, ficando em falta a limpeza da parte do troço que pertence ao concelho de Águeda.

Já próximo da ponte sobre o Rio Mau, a primeira surpresa do dia! O Álvaro encontrou dentro de uma enorme poça de água os óculos perdidos uma semana antes, e que por incrível que pareça estavam intactos!

Chegados às minas aproveitámos as garagens abandonadas para nos abrigarmos por momentos da forte chuvada e para enganar o estômago com o reforço da praxe. Não contentes com o facto de estarmos encharcados da cabeça aos pés, decidimos ainda desafiar as forças da natureza atravessando o Rio Mau, que apresentava um caudal e uma corrente muito respeitável. Acabou por ser uma experiência muito positiva, uma vez que a partir daí a água da chuva até parecia quente!

Subimos então até à casa do guarda de Vila Nova de Fusos. Aqui começou o tormento do Evaristo, a segunda surpresa do dia: "Então mas essas câmaras não eram anti-furo?" Sim, eram, mas um rasgo no pneu não ajuda muito! Após alguns enchimentos (que é como quem diz de 5 em 5 minutos) a câmara cedeu totalmente como se pode verificar pelas fotos que tirámos. Nota ainda para a metodologia utilizada na limpeza da câmara e do pneu que nos proporcionou alguns momentos de humor :)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Trailer do DVD Oficial do Passeio BTT Albergaria

Caros amigos,
Deixo aqui um pequeno trailer do vídeo do nosso passeio.
O DVD deverá ficar pronto por estes dias! Assim que tiver novidades em relação à forma de distribuição eu aviso aqui no blog.




domingo, 13 de abril de 2008

Video não oficial do 1º Passeio Convivio do BTT Albergaria

Enquanto esperamos pelo vídeo oficial do passeio de dia 6 de Abril, a ser editado em DVD, fica aqui um pequeno filme com imagens recolhidas pela maquina fotográfica.




segunda-feira, 7 de abril de 2008

Rescaldo 1º Passeio Convivio do BTT Albergaria 6 Abril 2008

Foi com enorme alegria que no dia 6 de Abril recebemos todos os companheiros do pedal que se juntaram a nós para o 1º Passeio/Convívio do grupo BTT Albergaria, que percorreu alguns dos mais belos locais da nossa zona.

Galerias de Fotos do Passeio

Foram cerca de 100 betetistas à partida (tínhamos 75 inscritos, mas apareceram mais alguns), que arrancaram às 9h conforme o previsto, após um briefing feito pelo Álvaro Rui, e um discurso de boas vindas do Dr. Licínio Pimenta, Vereador do Desporto e Cultura da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

Iniciada a descida em terra para Vale Maior, seguimos ao longo do Rio Caima até a foz com o Rio Vouga, atravessámos a ponte de ferro, e subimos até Vila Nova de Fusos. Ai começaram as dificuldades, com as belas subidas até a capela ardida, onde o pessoal aproveitou para fazer umas paragens para tirar fotos e apreciar a espectacular paisagem :).

Após a rápida descida até a ponte sobre o rio Mau, seguimos em direcção às minas do Braçal. Na quinta abandonada esperávamo-nos o reforço, com os bolinhos feitos pelas esposas/mães/namoradas do BTT Albergaria, águas oferecidas pela Câmara Municipal, e claro, as minis oferecidas pelo distribuidor através do nosso amigo Nelson.

Retemperadas as forças, seguimos até a Cabreia, local espectacular durante todo o ano, onde o pessoal se divertiu a tirar fotos e outras brincadeiras. Fizemos a seguir uma ligação até aos 5 caminhos, e para contentamento de todos, foram cerca de 5km a descer até ao Gavião.

Já na estrada para Vale Maior, entramos na parte mais divertida do percurso, com duas travessias de ribeiras, até Rendo, e um percurso ao longo de um braço do rio Filveda. O regresso foi por alcatrão até Albergaria, onde nos esperava um banho no pavilhão Municipal. Aproveito por pedir desculpa pelo ligeiro atraso na abertura dos balneários.

Terminados os banhos, foi tempo do repasto na Adega da Alameda, onde os 40 companheiros que ficaram para almoçar demonstraram a alegria e boa disposição que este dia de BTT em cheio proporcionou a todos nós.

Aproveito para realçar o espírito de camaradagem e amizade que houve durante todo o evento, com entreajuda entre os participantes para a resolução de avarias e pequenos acidentes. Um muito obrigado pela presença, foi com enorme gosto que trabalhamos para receber todos os amantes do BTT da melhor maneira que pudemos, num evento que pensamos repetir no futuro.


Este passeio / convívio só foi possível graças à colaboração de várias entidades e pessoas a quem agradecemos:

- À Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, nas pessoas do Sr. Presidente, Prof. João Agostinho e Dr. Licínio Pimenta - Vereador do pelouro da cultura e desporto, que apoiaram esta iniciativa desde a primeira hora e em várias vertentes;

- Ao José Novo, sócio-gerente da Trinóplas - Reciclagem de Plásticos, que deu uma importante ajuda oferecendo as fitas de marcação e cedendo a sua viatura 4x4 para apoio logístico;

- Ao nosso mecânico José Carlos da JC Bikes que ajudou muitos companheiros em dificuldades com o seu já habitual espírito de "desenrasque" e também pela ajuda na divulgação do evento;

- Ao nosso amigo Nelson, da Unicer, que nos ofereceu as minis que tão bem caíram à malta no reforço;

- Ao Armando Vila Verde, da Foto Vila Verde, que fez a reportagem deste evento gratuitamente, apenas pela amizade que nos liga e pela sua simpatia para com o espírito bttista.

- À One Vision - Informática e Multimédia, pelo design gráfico do cartaz e dos dorsais.

- E por último um agradecimento muito especial às nossas esposas, namoradas e mães, que para além de nos aturarem, confeccionaram os fantásticos bolinhos!

A equipa da organização:
Pedro Cruz, José Evaristo, Álvaro Rui, João Cruz, Nuno Correia, João Paulo e João Carvalho.

domingo, 6 de abril de 2008

Rescaldo do 1º Passeio Convivio do BTT Albergaria 6 Abril 2008

Companheiros,

Após este dia espectacular de BTT, fica aqui o link com o registo fotográfico.

Posteriormente colocaremos no blog os comentários dos organizadores do evento.

Um grande obrigado a todos.