domingo, 31 de agosto de 2008

Capela Ardida "by day" 31 Agosto 2008

Foi num domingo algo nublado, mas com muita boa disposição e descontracção que rumámos até à Capela Ardida, local ultimamente apenas visitado de noite, nos nocturnos alucinantes feitos antes das férias.
Galeria de Fotos
Após a descida super rápida para o caminho da Foz do Rio Mau, de dia é bem mais arrepiante que de noite, rumamos a Sernada do Vouga. Com ainda era cedo, 11h30, dois elementos do grupo seguiram para Albergaria devido a compromissos familiares, e os outros foram ao longo do Rio Vouga até Serem.

Depois da subida muito potente em alcatrão que existe logo a seguir à ponte nova de Macinhata, seguimos para Assilhó pelos pinhais, fomos ainda apreciar a rotunda que surgiu junto à nova escola.

Esta semana não houve furos ou avarias, a minha rígida está a ficar afinada, falta as mudanças (parecia que era mal geral das GIANTS...), foi uma volta a repetir.

Na próxima semana certamente será mais um treino, existem alguns eventos interessantes a aproximar-se, destaco dia 7 a 6ª Etapa do UP and DOWN em Santa Comba Dão, dia 14 a Maratona de Viseu (foi a minha 1ª maratona em 2006) e dia 21 a Maratona de Estarreja, sem desprezar outros eventos que vão acontecer pelo país fora, o melhor mesmo é consultarem o calendário do Forum BTT.

sábado, 30 de agosto de 2008

UM ANO DE ALBERGAS BTT

Foi no mês de Setembro de 2007 que o blog Albergas BTT nasceu, com o objectivo de divulgar e promover o BTT como modalidade desportiva, usando para isso os relatos e fotos dos passeios/maratonas efectuados pelos mais variados locais de Portugal.

Tenho a convicção que este blog contribuiu para fazer avivar o espírito betetista que estava algo adormecido em Albergaria-a-Velha, motivando muitos jovens a praticar BTT, tendo sido o ponto alto deste ano o passeio organizado em Abril de 2008, totalmente gratuito para os mais de 100 participantes.


Em Setembro começam as maratonas e passeios por este belo Portugal fora, para além dos passeios caseiros na nossa espectacular zona, continuarei a fazer o relato e colocar fotos dessas aventuras neste blog dedicado exclusivamente à paixão pelo BTT!!!

domingo, 24 de agosto de 2008

Foz do Rio Mau-Senhorinha 24 Agosto 2008

Mais um domingo muito bom para a prática do BTT , fomos 6 os betetistas a vencer a vontade de ficar na caminha (João Paulo, João Carvalho, Evaristo, Humberto, André e Álvaro Rui). De salientar a estreia do André, um jovem cheio de pica e boa disposição, que rapidamente se familiarizou com o resto do pessoal.

Galeria de Fotos

A ideia inicial era pedalar até às quedas de água da Cabreia, mas após o João Carvalho furar na descida para o rio Caima, optámos por subir a foz do rio Mau até às minas do Braçal.
Constatamos com muito agrado que
a ponte sobre o rio Mau finalmente começou a ser reconstruida, depois da destruição provocada pelos madeireiros no Verão passado!

Subimos até a Senhorinha, com o André sempre a liderar, o rapaz se continua a treinar ninguém o pára. Fizemos a descida até meio da ciclo via, logo no inicio o João Carvalho teve um bocado de verguinha de aço atravessada no quadro, felizmente não aconteceu nada, depois foi um percurso técnico e rápido com alguma pedra que deu para o pessoal sentir a adrenalina. Claro que tinha de haver mais um furo, calhou a sorte ao André.

Apesar dos furos, foi uma volta "higiénica" divertida, para a semana há mais...

domingo, 17 de agosto de 2008

Rigida "Power" - Eólica das Talhadas 17 Agosto 2008

Como prometido, a volta de domingo foi um treino bastante potente, com uma visita à eólica das Talhadas. Fomos apenas 3 betetistas a cumprir o trajecto de 38km (Evaristo, Humberto e Miguel), para o Miguel foi a estreia neste percurso exigente, principalmente na subida final.

Galeria de Fotos

O passeio desenrolou-se a um ritmo relativamente rápido, com poucas paragens, o Humberto está a demonstrar boa forma nas subidas, e o Miguel pedalou a um ritmo bastante bom para quem não treinava a algum tempo.

Como a minha Lapierre está em manutenção, vi-me obrigado a voltar aos tempos da Giant rígida, o que até nem desgostei, principalmente nas subidas.

Até ao fim do mês de Agosto as voltas serão aqui na zona de Albergaria, e servirão como preparação para alguns passeios/maratonas que se avizinham. Também ficou apalavrado com o Manuel Aruajo realizar o nocturno anteriormente anunciado, por diversos motivos não podemos comparecer, numa data a agendar.

Boas pedaladas, e mais uma vez faço o convite a todos os betetistas que queiram dar uma volta de cerca de 40km para aparecerem ao domingo às 9h em frente ao cinema de Albergaria!

domingo, 10 de agosto de 2008

Janardo-Telhadela 10km a descer 10 Agosto 2008

Após as merecidas férias, a manhã de domingo proporcionou uma volta descontraída, mas exigente do ponto vista físico. Fizemos o percurso habitual até Vale Maior, Gavião, 5 caminhos, Dornelas e Janardo.

Após tanto subir, tivemos a recompensa, foram 10km sempre a descer até Telhadela. Da Ribeira de Fráguas até Rendo foi sempre a abrir, passamos pelas ribeiras com água bem fresca, e algumas silvas nos caminhos, depois foi o regresso a Albergaria.


Galeria de Fotos

Na próxima quinta feira temos o nocturno em Ribeira de Fráguas, até à Sra. da Saúde, e no domingo certamente mais uma volta, para abater essas barriguitas que surgiram nestas férias...

Nocturno Ribeira de Fráguas- Senhora da Saúde 14 Agosto

O amigo Manuel Araújo organiza mais um nocturno a partir de Ribeira de Fráguas, e como não podia deixar de ser, alguns betetistas de Albergaria-a-Velha vão estar presentes. Fica aqui a descrição do evento, feita pela Manuel:


"Dia 14 de Agosto nocturno com saída de Ribeira de Fráguas pelas 20 horas em direcção à Sra da Saúde, com passagem por Bouças e Dornelas ao subir, no regresso por Janardo e Vilarinho de S. Luís.

Este passeio, tal como no ano passado, tem como destino o arraial da Sra da Saúde com o regresso por trilhos espectaculares em estradões e caminhos de lavoura. Com uma extensão de aproximadamente 30km, dificuldade média, hora de chegada prevista às 00h30."

O ponto de encontro em Albergaria vai ser o do costume, em frente ao cinema, às 19h30, e vamos deslocarnos para a Ribeira de carro. Apareçam para mais um fantastico nocturno, não esquecer as essenciais luzes, capacete e uns trocos para os petiscos nas tasquinhas do arraial!