domingo, 26 de outubro de 2008

5º Passeio das Vindimas - Folgosa do Douro 26 Out 2008

Este domingo tive o prazer de pedalar por uma das zonas mais espectaculares e bonitas do nosso país e, mais importante que isso, ser recebido com extraordinária simpatia e amizade pelas gentes de Folgosa do Douro e povoações do concelho de Armamar por onde passei.
Galeria de Fotos
A paisagem vinhateira do Douro é impressionante, com as suas encostas em socalcos, sempre com o rio ao fundo, os caminhos por entre as vinhas são rápidos, com zonas de alguma pedra, mas foram mesmo as subidas que trouxeram as maiores dificuldades, principalmente no inicio do passeio. Foram 46.8km, com 1352m de acumulado ascendente, que deram um enorme prazer em pedalar.

Foram muitos os locais inesquecíveis por onde passei, a passagem pela aldeia de Goujoim foi um deles, seguida de uma descida alucinante, com algumas pedras e partes técnicas, mas muito rápida e longa.

O reforço alimentar foi em Armamar, excelente, bôla com fiambre e galinha, sumos variados, sandes mistas frutas, etc, servidas pelas simpáticas meninas da organização.

Enquanto isso, os acompanhantes dos betetistas tiveram direito a um passeio turístico pelo concelho de Aramamar, visitando os locais mais emblemáticos da zona, incluindo alguns pontos do percurso de BTT.

Quase no final do percurso foi obrigatória a paragem na Quinta do Tedo, para um copinho de vinho do Porto, mal adivinhava que logo a seguir vinha a ultima subida, muito dura e íngreme.

No final, um single-track até chegar a Folgosa do Douro, depois foi tempo de tomar banho e atacar o caldo verde, entradas de presunto e melão, porco no espeto e cervejinha a descrição :)

Concluindo: passeio com preço quase simbólico, simpatia e esforço de toda uma povoação em proporcionar aos visitantes um evento de qualidade ímpar, paisagens e percursos espectaculares; um evento imperdível no calendário de 2009.

Obrigado Folgosa do Douro, e à sua Associação Desportiva e Cultural.

domingo, 19 de outubro de 2008

Maratona Quiaios Hotel 19- Out 2008

Finalmente fiz a estreia na Maratona do Hotel Quiaios, depois de 2 anos a adiar. Alguns dos trilhos da Serra da Boa Viagem já tinham sido percorridos no excelente passeio/convívio organizado pelos BIKE4NYC8 da Tocha, em 11 de Maio de 2008.
Galeria de Fotos
Logo antes da partida tive o prazer de reencontrar o amigo Kabazuk dos
BIKE4NYC8, e o amigo Afonso. Depois de alguma cavaqueira, foi tempo de arrancar, e percorrer cerca de 2km em alcatrão, o que facilitou o aquecimento e nos preparou para as dificuldades que aí vinham.

A parte inicial do percurso era conhecida, com a difícil subida da pedreira, até ao Farol do Cabo Mondego. Depois foi uma sucessão de descidas e subidas, em piso rápido e com alguma pedra. Até chegar ao planalto da serra, foram muitas as subidas, mas todas clicáveis. Já no alto da Serra, a paisagem é deslumbrante, a vista sobre a praia de Quiaios, o mar azul, e o verde da floresta deixam-nos extasiados.

Uma característica única da Serra da Boa Viagem é a diversidade de trilhos e paisagens, no inicio temos muito pedra e caminhos relativamente largos, no planalto temos floresta com caminhos rápidos, ou single tracks por entre as árvores. Na parte final do percurso, somos presentados com fantásticos single tracks, alguns muito perigosos devido a proximidade das ravinas, mas muito divertidos e técnicos, e para finalizar a já conhecida descida até ao alcatrão, muito rápida, mas com muito calhau :)

No final, o almoço foi no restaurante do hotel, a famosa feijoada para retemperar as forças. Já o reforço foi algo pobre, apenas havia água, bananas e maças, um paozito com marmelada não ia mal depois de tanta energia gasta. Um aspecto para a organização rever.

Resumindo, foram 32.5km, com 824m de acumulado ascendente e descendente, numa prova com um grau de dificuldade física e técnica média/alta, o percurso estava bem marcado, não havia origem a duvidas, embora ache que deviam ter os locais perigosos assinalados com placas, porque havia alguns. Certamente é uma prova para repetir em 2009.

domingo, 12 de outubro de 2008

Rota do Vento - Sertã -12 Out 2008

Desloquei-me à Sertã com a Kat para participar na "Rota do Vento", pois este passeio tinha-me sido recomendado pelo meu amigo Bruno Vicente, que também alinhou juntamente com a sua equipa.

Após carregar as bikes cuidadosamente em camiões, a organização transportou-nos em autocarros até ao cimo do Picoto, a cerca de 1000m de altitude. Estava muito vento, frio e nevoeiro, mal se viam as eólicas ai instaladas.

Galeria de Fotos
Dada a partida, fizemos uma descida rápida, mas com piso razoável, o que deu logo para sentir a adrenalina. Foi ai que começamos a vislumbrar a espectacular paisagem, que surgia por entre o nevoeiro. Todo o percurso foi em estradões e caminhos rápidos, muito parecidos com os da nossa zona, sempre rodeados de vegetação muito verde ao longo dos vales que percorremos.

Claro que não foram só descidas, houve algumas subidas ao longo do percurso, o que serviu para ir tirando umas fotos. Infelizmente a minha máquina avariou, devido à chuva que começou a cair a meio do passeio. No reforço só encontramos água, os suplementos sólidos já tinham sido "devorados". No final a lavagem das bikes foi fornecida pelos bombeiros, com um autotanque, os banhos estavam quentes, e o almoço foi servido em restaurante, tudo 5 estrelas.

Resumindo, tratou-se de um passeio de dificuldade física e técnica baixa, foram 34km com 510m de acumulado ascendente e 1365m de descendente, mas que valeu bem a pena para conhecer uma das regiões mais bonitas de Portugal. Espero no futuro explorar esta zona com mais sol e noutro tipo de passeios.

Infelizmente o meu amigo Bruno teve duas quedas pelo trajecto, uma delas violenta, embora a nivel fisico não tenha sido nada de grave, o mesmo não se pode dizer da bike, e do eucalipto partido :). Não pares de andar...

No próximo fim de semana, 19 Out, vou à maratona do Quiaios Hotel, e percorrer mais uma vez os espectaculares singletracks da Serra da Boa Viagem.

domingo, 5 de outubro de 2008

Maratona dos 5 Cumes - Barcelos 5 Out 2008

Desloquei-me no dia 5 de Outubro a Barcelos, para participar na maratona dos 5 Cumes, organizada pelos Amigos da Montanha, associação de montanhismo de Barcelinhos.

Foram 800 os participantes desta maratona que é reconhecida como umas das melhores e mais duras em Portugal, e foi com alguma curiosidade que me inscrevi, para conhecer os famosos montes que rodeiam a cidade.
Galeria de Fotos
O percurso da maratona atravessa os cumes dos 5 montes que rodeiam o vale da cidade: o monte de S. Mamede (399mts), monte S. Gonçalo (489mts), monte do Facho (304mts), monte de Airó (389mts) e o monte da N. Sr.ª da Franqueira (297mts).

Participei "apenas" no percurso dos 3 primeiros cumes, foram 54km e quase 1400 metros de acumulado ascendente. Os troços de cada monte são diferentes, gostei especialmente do monte de S. Gonçalo e do monte do Facho, as subidas foram muito duras, mas as descidas compensaram o esforço, com piso rápido, single tracks, algumas zonas de pedras, etc.

Quanto a organização, estiveram bem em todos os itens essenciais para uma prova desta dimensão, penso que devem rever a passagem no monte de S. Mamede logo no inicio, houve um grande engarrafamento no controle, e a descida é bastante perigosa. O Jersey e as meias que ofereceram são espectaculares, e para 2009 é certamente uma prova a agendar no calendário!

No próximo fim de semana, 12 de Outubro, vou fazer a Rota do Vento, e conhecer finalmente a Sertã, zona que desde a algum tempo me desperta enorme curiosidade, muito devido aos relatos de pedaladas no ForumBTT.