sábado, 11 de abril de 2009

CONQUISTA DO CARAMULO 11 ABRIL 2009

Finalmente chegou o ansiado dia da conquista do Caramulinho, a manhã apresentou-se fria e nublada, mas isso não assustou os 8 bravos ciclistas, Evaristo, Viriato, Fernando, Luciano, Bruno, Norberto, Jorge e Igor, para um jornada que se revelou épica!
Galeria de Fotos
O percurso começou em Belazaima do Chão, por um troço em terra muito técnico que passa por uma mini-barragem. Após algumas duvidas de navegação, seguimos por alcatrão durante 15km.

Já o grupo se perguntava se o track seria de ciclismo, quando a seguir à aldeia de Agadão entrámos na terra, logo com uma subida muito íngreme. O caminho florestal foi dar à bonita aldeia de Mosteirinho onde voltamos a apanhar a estrada de alcatrão.

Foi então que surgiram as maiores dificuldades, mas também o desafio do dia, com as potentes subidas até às espectaculares e típicas aldeias de Malhapão de Baixo e Almofala. Após uma paragem para reunião das tropas, fizemos o assalto final ao Caramulinho, local com uma beleza imponente, mas muito frio e ventoso. Depois de subir os mais de 300 degraus podemos apreciar toda a paisagem envolvente à serra.

No regresso, tivemos logo direito a um espectacular mas difícil trilho, muito técnico, com pedra e lama, uma zona de pura serra com inúmeras vacas a pastar nos campos. Passámos pelas aldeias de Jueus e Malhapão de Cima e após um reforço apontámos para os rápidos caminhos ao longo das eólicas. Foram ai os únicos percalços técnicos do dia, com o Bruno a furar, e logo a seguir o Fernando constatar que o pneu traseiro estava a dar as últimas.

Para finalizar este dia em cheio de puro BTT, ciclismo, e acima de tudo, convívio, diversão e entreajuda, fizemos uma sequência de descidas alucinantes, ao longo de 11km. Foi com um enorme sorriso que chegámos a
Belazaima do Chão, com 54.5km e 1600m de acumulado.

No regresso a casa, um agradecimento a todos por este dia bem passado, e promessa de voltar a repetir o passeio, talvez noutras paragens. Um obrigado ao Palex pelo percurso e conselhos fornecidos, bom BTT na sua aventura internacional :)

1 comentários:

Anónimo disse...

Foi sem dúvida uma excelente jornada de BTT. A beleza dos percursos e aldeias cruzadas encheram os meus olhos... e a companhia dos participantes nesta aventura foi excelente...

até à próxima aventura...

Viriato Dias