domingo, 19 de abril de 2009

Subida à Coelheira - Uphill S. P. Sul 19 Abril 2009

Participei pela 1ª vez no Uphill de São Pedro do Sul até à aldeia da Coelheira, um evento organizado pelo clube GingasBTT. O objectivo foi percorrer 17km sempre a subir, e no final apreciar a espectacular paisagem do alto da serra da Arada.
Galeria de Fotos
Antes do arranque encontrei os companheiros Manel Araújo e Norberto do "Rodinhas da Ribeira", e o João Proença da Associação Beselguense. Após a rápida volta de aquecimento, seguimos por uns interessantes singles tracks, para depois iniciar a 1ª parte da subida, pelo meio de eucaliptais.

Aos 11 km,
na 2ª parte da subida começámos a ver a grandeza da serra, o piso muito mais duro, com pedra solta e ingremes subidas. O final do Uphill foi feito em planalto e tivemos mesmo direito a uma descida até a meta.

O regresso foi pelo mesmo caminho, a 1ª parte como é óbvio bastante perigosa, e a 2ª parte muito rápida. A meio da descida ajudei o companheiro Filipe da Gersan, que estava com um furo na roda, e seguimos juntos até ao final. Contabilizei no total 34km com 1150m de acumulado ascendente.

Quanto à organização, tiveram sempre muita gente de apoio ao longo da subida, reforços líquidos em quantidade, marcações mínimas mas suficientes para a subida. Penso que devem rever as marcações para quem pretende regressar pelo mesmo caminho, e manter o pessoal de apoio, porque é muito mais perigoso descer que subir!

Os banhos foram do melhor que já encontrei, água muito quente, e depois foi tempo do almoço, ai outra coisa a rever, achei muito fraquinho. É uma prova a repetir no próximo ano, principalmente pelo percurso, e por ser um tipo de evento diferente das habituais maratonas.

0 comentários: