domingo, 10 de maio de 2009

VERMOIL 125km 9 Maio 2009

Participei no 1º desafio organizado pelo BTTralhos " À Conquista de Roma", 125km em autonomia total, e no meu caso a solo. Este desafio trouxe algo de inovador ao panorama do BTT nacional, porque tratou-se de um passeio gratuito, orientado por GPS com 125km de extensão.
Galeria de Fotos
Cheguei às 8h ao campo de futebol de Vermoil, foi montar as rodas na bike, preparar a mochila e quando ia para pedalar constatei que as sapatilhas que tinha levado não encaixavam nos pedais novos, falta de compatibilidade no sistema "SPD". Pensei em desistir logo ali, mas encarei este contratempo como mais um desafio, e assim as 8h30 arranquei juntamente com as largas de dezenas de participantes para uma aventura inesquecível.

A parte inicial do percurso foi rolante, o grupo seguiu junto a ritmo calmo até começarem as primeiras subidas aos 7km e aos 16km. Aos 30km, em plena Serra de Alveiazere apareceram as subidas a sério, com passagem no pequeno grupo de 3 eólicas. Depois foi descer até Ansião em grande velocidade.

Em Ansião foi tempo de reabastecer de água e seguir para o Rabaçal, pelos caminhos de Santiago. Era hora de almoço, eu ia em autonomia total, foi comer uma sandes e continuar, mas grande parte dos companheiros parou para almoçar.

Continuei ao longo de caminhos muito rolantes até perto de Conimbriga, e foi ai a maior desorientação do dia, quando o track GPS me mandou por um caminho cheio de tojos e arbustos. Ao procurar alternativa desviei-me muito do percurso, tive de voltar a descer a serra e voltar a fazer o tal caminho, resultado: pernas todas arranhadas e muito cansaço.

O percurso até a zona do Alvito é muito bonito, mas o calor era muito, o ar estava abafado, prenuncio da chuva que estava a vir. Quando cheguei a zona de reforço estava a chover com intensidade, foi só abastecer de água e seguir para uns single tracks muito escorregadios na aldeia de Poios. No lugar do Zambujal continuava a chover, e ai optei por seguir por estrada até Pombal, e assim evitar os muito perigosos single tracks finais da Serra do Sicó.

De Pombal até Vermoil o percurso foi ao longo da linha do Norte, sempre debaixo de chuva e com muito sacrifício, o pedalar com posição incorrecta devido às sapatilhas ao longo de tantos km revelou-se bastante penoso no final e foi com grande alegria e alivio que avistei o campo de futebol de Vermoil.

Foi um dia inesquecível de BTT e não só, companheirismo dos vários grupos que fui encontrando ao longo do percurso, de sacrifico e muito esforço, não fiz a parte final do Sicó, mas mesmo assim cheguei ao fim com o sentimento de ter vencido este desafio, no final registei 123km e 2423m acumulado em 10h30, a Giant Anthem portou-se a altura, é a bike ideal para este tipo de aventuras.

Um agradecimento aos BTTralhos (M.Digo, João e restante grupo) por esta excelente ideia, pelo apoio dado ao longo do percurso, por terem proporcionado um passeio duro mas com locais e paisagens fantásticas, obrigado a todos os companheiros com que pedalei por largos momentos, e até para o ano para mais um DESAFIO!

1 comentários:

Viriato Dias disse...

Grande Evaristo,

Mais um desafio vencido... quem sabe sabe.

Abraço,

Viriato Dias