domingo, 16 de agosto de 2009

Via Algarviana - Etapa IV - 10 Agosto 2009

Finalmente a ultima etapa programada, de Marmelete até ao Cabo de São Vicente, 75km com 825m de acumulado ascendente e 1150 descendente.

Maior parte do percurso muito rolante, o que permitiu a melhor média de todas as etapas, em termos de dificuldade sem duvida que é a mais fácil da Via Algarviana, o inicio em Marmelete é muito bonito com os caminhos ladeados de sobreiros, depois foi sempre a descer até a Barragem da Bravura.
Galeria de Fotos
Ao subir em alcatrão depois da barragem tive o encontro imediato com um enorme cão preto que estava a passear a dona sem coleira, e foi com alguma dificuldade que sai da situação ileso.

Passado o susto foi rolar até Bensafrim, Barão de São João e Vila do Bispo. Nos kms finais encontrei muita pedra no percurso, a certa altura os campos estavam todos cinzentos, parecia paisagem lunar. Quando surgiram os troços com alguma areia comecei a vislumbrar ao longe a ponta de Sagres, foi acelerar até ao final para completar este desafio que me propus.

Foram 4 dias de enorme satisfação por pedalar pelo interior Algarvio, praticamente despovoado, mas de enorme beleza e com paisagens que parecem imensas, muito desérticas nalgumas zonas, muito secas, acredito que na Primavera tenha outro sabor fazer a Via, com as inúmeras ribeiras secas que atravessei nessa altura cheias de água, mas acima de tudo foi uma experiência pessoal inesquecível. Um obrigado à Catarina pela paciência que teve a levar-me e recolher-me aos inícios e finais da Via, para o ano há mais...

0 comentários: