domingo, 27 de setembro de 2009

Escarpas de Suor 26 Set 2009

O sábado 26 de Setembro de 2009 ficou marcado na memória (e corpo) por mais uma jornada épica de BTT, numa organização fantástica dos amigos AngarnasBTT e Cagaréus, com os grandes Faisca e Hernâni a comandar as tropas.
Galeria de Fotos
O inicio do percurso foi rolante e por zonas já conhecidas dos 2 Raids do AngarnaBTT, os betetistas seguiam juntos, encontrei bastantes caras conhecidas de outras voltas, após o apeadeiro de Trezói (onde estavam os picas e as chouriças assadas?) começou o verdadeiro desafio, um sobe e desce ao longo do vale com o Buçaco a vista.

Cerca dos 40km encontrei o amigo Nuno Comand do Intercaima de Vale de Cambra a trocar o dropout, e estabelecemos uma dupla que iria durar até ao final. O percurso até Penacova foi algo duro, devido ao calor e a minha habitual quebra dos 60km, mas deu para recuperar com a paragem na tasca para almoçar. Nesta altura o pessoal que encontrávamos no pontos de paragem já eram sempre os mesmos, o companheiro Rui Algarvio (de Lisboa), o grupo do Remi e da Lena e mais alguns que não sei o nome.

Já sabia que sair de Penacova ia ser complicado, mesmo assim a subida em alcatrão até ao Penedo de Castro foi durissima, mas fomos premiados com uma vista espectacular sobre o rio Mondego. O estradão em planalto levou-nos muito rapidamente até Sernelha e Gavinhos, com os seus espectaculares moinhos de vento, pena o incêndio que andou na zona. Após a descida muito rápida para Portela da Oliveira, tivemos de enfrentar uma brutal subida até ao alto da serra.

Após o reforço e passagem em mais moinhos de vento, uma difícil descida antes do estradão que nos iria levar até à Cruz Alta, deu para meter a talega, mas o final foi bem difícil, com um sobe e desce constante. Foi apreciar a deslumbrante paisagem no miradouro da Cruz, e após os concelhos do amigo Hernani, fizemos a divertida descida pelas matas do Buçaco. Dai até Vila Nova de Monsarros foi gerir o esforço, onde chegamos cerca das 19h com 104km e 2713m de acumulado ascendente.

Uma vez mais quero agradecer a excelente recepção dos AngarnasBTT e Cagaréus, um muito obrigado por todo o trabalho e empenho que colocaram neste evento totalmente gratuito e que simboliza o verdadeiro espírito do BTT. O Nuno Comand foi um companheiro de jornada espectacular, o espírito de entreajuda foi essencial para ajudar a superar este desafio. Não tirei tantas fotos como o costume, fica aqui o link do registo.

Post edit: No domingo 27 fui esticar as pernas com os amigos Miguel e Viriato até Dornelas, depois foi sempre a abrir pela descida dos 10km até Telhadela e Albergaria, foram 41km e 800m de acumulado que se revelaram complicados para certas zonas do corpo ;), fica aqui o link com as fotos da volta.

0 comentários: