domingo, 18 de outubro de 2009

Folgosa do Douro - 18 Out 2009

Depois da excelente impressão do passeio de Folgosa do Douro em 2008, este ano lá rumamos novamente para um passeio que prometia vistas impressionantes sobre a paisagem vinhateira do Douro, por um percurso novo em relação ao ano anterior.
Galeria de Fotos
O inicio do passeio ainda foi mais duro que o ano passado, com umas paredes pouco cicláveis logo no inicio para aquecer. Depois de muito subir e com uma bela descida pelo meio, lá chegámos ao único reforço em Armamar, "apenas" com 13km percorridos. Depois de provar todas as qualidades de bôlas, foi tempo de atacar mais umas subidas.

Um dos pontos "altos" do percurso foi a serra da Piedade, que não teve nenhuma connosco, com uma bela parede para trepar cheia de calhaus. Tinham decorrido apenas 18km, mas o GPS já assinalava 1000m de acumulado ascendente.

Finalmente pedalávamos em planalto, depois apareceram as descidas, algumas delas bem perigosas, passámos por imensos pomares de macieiras, a ultima descida com alguns kms pelo meio das vinhas foi espectacular, o final foi em alcatrão ao longo do Douro, antes da subinha final em Folgosa.

Este foi um pequeno resumo dos 53.8km e 1610m de acumulado, muito mais haveria para contar, mas o importante é aquilo que trazemos na memória ao pedalar por um dos locais mais bonitos de Portugal.

3 comentários:

Carlos Manuel disse...

Caro Companheiro,
Parabéns pelas fotos e ainda bem que também gostaste do passeio e do vinho. Ao consultar o vosso blog fiquei foi com vontade de fazer uns trilhos aí na vossa zona, principalmente de visitar a cascata. Pode ser que se proporcione e a malta da Casa do Pessoal da Tranquilidade-Porto organize uma "digressão excursionosa" a Albergaria! Um abraço e, já agora, fica o convite para visitarem o nosso blog: http://cptranquilidadebtt.blogspot.com

Evaristo disse...

Quando quiserem é combinar uma data, temos por aqui trilhos e locais muito interessantes.

Carlos Manuel disse...

Ok. Vamos tratar disso. E se quiserem vir pedalar para a zona de Valongo/Gondomar/Paredes avisem, que em parceria com o pessoal da Longusbike também se arranjam percursos bacanos, com muito xisto/lousa. Abraço e boas pedaladas!