domingo, 8 de novembro de 2009

Maratona da Marmeleira 8 Nov 2009

Desloquei-me este domingo até a Marmeleira, no concelho de Mortágua para participar na 1ª maratona "Descoberta da Irmânia". O objectivo era fazer os anunciados 65km com 1600m de acumulado, com visita à serra do Buçaco.
Galeria de Fotos
Partida às 9h30 em ponto conforme programado e apenas uns ligeiros chuviscos. O inicio começou logo com uma subida de cerca de 3km, seguida de 3km de
descida super escorregadia. Aos 17.5km tivemos o primeiro reforço, cheguei ai com alguma dificuldade, aos 23km apareceu o cruzamento com a opçao dos 35km ou 65km, e como já estava mais recuperado segui para os 65km.

No 2º reforço começou a chover com intensidade, mas a partir dai o percurso começou a abordar a serra do Buçaco, com os seus caminhos espectaculares. As mimosas junto ao caminho deram um autentico banho aos ciclistas, pois os ramos estavam a altura da cabeça. Já em pleno Buçaco apareceu um fantastico single, seguido de uma descida muito radical e super enlameada de uma pista de downhill.

A partir dai foi pedalar até ao fim, por caminhos muito enlameados, o que dificultou muito a progressão em toda a prova. No final ainda fomos brindados com a volta quase completa a Marmeleira, antes de cruzar a meta, com 57km e 1146m de acumulado ascendente.

Quanto à organização: partida a horas, boas marcações, muita gente em todos os cruzamentos, reforços bons, lavagem de bikes, banhos quentes, grelhada mista, sobremesas para todos os gostos. Não gostei da lama nem do piso super escorregadio, assim como da chuva durante o percurso, mas nesta altura do ano o BTT é mesmo assim!

4 comentários:

António disse...

Grande Evaristo...

Excelente relato...grande espírito

Foi realmente um pouco enlameado...e também não contornei a Marmeleira com a melhor disposição...:-)

...descobri umas descidas que tinha o triste vicio de as fazer invertidas...

Abraço

Faisca

Evaristo disse...

Obrigado Faisca,

Foi um bom empeno, principalmente devido à lama, mas no geral correu bem a maratona, vale sempre a pena ir ao Buçaco!

Um abraço e até breve.

Pedro disse...

Amigo Evaristo,
Isso é que foi! Estou a ver que continuas em grande.

Já não vinha cá a algum tempo.

Isto aqui por Yeovil, Inglaterra não tenho encontrado grandes trilhos, se bem que lama não falta. :) Mas já tenho saudades da lama portuguesa. ;)
Há muitas propriedades agrícolas vedadas e não estou para levar um tiro de um Bife.
Tb o BTT está pouco desenvolvido, mas pelo menos as bikes são mais baratas do que em PT. Consegui aqui uma epic carbon expert de 09 nova por 2000€, bom negocio né?

Bem fica a promessa de aparecer num desses domingos que vá a Portugal. O encontro continua a ser no mesmo local à mesma hora?

Abraço

Evaristo disse...

Olá companheiro,

Vou procurando dar umas voltitas, devagar mas sempre!

Quando estiveres por cá manda-me um mail pro albergasbtt@gmail.com para combinarmos.

Boas pedaladas ai nas terras onde chove todo o ano ;)