domingo, 15 de novembro de 2009

Tomada do Fortes 14 Nov 2009

Fui no sábado à "Tomada dos Fortes" em Póvoa de Santa Iria, evento gratuito guiado por GPS organizado pelo grupo TNT-BTT.

O ponto de encontro foi no bonito jardim da Piedade, e junto ao palácio com o mesmo nome os TNT tinham a espera dos participantes um farto pequeno almoço com musica e tudo. Após o briefing, às 8h15 foi o arranque para o desafio proposto de 100km.
Galeria de Fotos
Devido às chuvas que caíram na noite anterior o piso estava muito enlameado em certas zonas do percurso, e principalmente até aos 9km o barro vermelho era tanto que as rodas da bike a certa altura deixaram de rodar. Depois de 2h e 14km percorridos, após 2 lavagens da bike por mangueiras cedidas por moradores finalmente apareceu o piso mais ciclável.

Por volta dos 30km surgiram as eólicas, subidas mais íngremes mas também as descidas rápidas. Nesta fase já ia com 3 companheiros de pedaladas, seguimos juntos até à bonita localidade do Freixial, por um single track fantástico. Esse era o ponto de fuga a meio do percurso (aos 47km), mas após uma sopa na tasca do Manecas, combinei com o João e o António seguir o track até onde as pernas e a luz do dia dessem.

Após uma longa subida para a serra, finalmente conquistámos o nosso forte, foi o único que conseguimos ver no percurso todo. Após uma sucessão de montes com eólicas começamos a descer até à planície, passámos por um single track muito rápido e escorregadio, depois daquela sucessão de descidas
era enorme o sorriso na nossa cara.

A parte plana junto ao rio Trancão foi algo monótona, quando atravessámos a ponte junto à Foz do rio com 75km percorridos optámos por seguir por alcatrão ao longo da N10 até à Povoa de Santa Iria. No total foram 85km e 1900m de acumulado.

Quero agradecer aos TNT todo o trabalho que tiveram para organizar um desafio desta magnitude, aos meus companheiros de jornada que demonstraram um companheirismo enorme, e que este tipo de evento continue a surgir espontaneamente por todo o Portugal.

0 comentários: