domingo, 13 de dezembro de 2009

Meia Maratona das Maias 13 Dez 2009

Este ano já tinha encerrado os passeios pagos, mas recentemente tomei conhecimento da meia maratona das Maias, em Arcozelo das Maias, e como adoro a serra do Ladário decidi aproveitar para ir passear naquela zona espectacular.
Galeria de Fotos
Apesar da dureza do percurso a prova ia a correr-me bem até entrar na serra do Ladário, aos 15kms num gancho a subir parti a corrente. Depois de resolvido o problema continuei até ao reforço em Antelas, bastante variado e com muita simpatia à mistura. Até à bonita aldeia do Ladário o percurso foi muito duro, a força já não era muita. Foi neste ponto que o GPS parou de gravar ia com 25km e 1050m de acumulado!

Continuei a subir até ao ponto mais alto da Serra do Ladário na torre de vigia. Após outro pequeno reforço e com muito vento fiz a perigosa e muito técnica descida para Lameiro Longo, continuando a descer a serra por alguns trilhos cheios de pedras já conhecidos e outros novos muito escorregadios. Depois ainda subi novamente em alcatrão para finalmente encontrar os famosos single tracks do Ladário.

Acredito que os single tracks sejam muito divertidos de fazer, mas após os kms percorridos o cansaço era muito e o discernimento pouco, assim como as condições do piso muito escorregadio tornaram muito difícil e perigosas as descidas e foi numa delas que tive mais um percalço, uma queda sem grandes consequências físicas mas que me abalou para o resto do passeio.

Quanto à organização, um evento que vai na 2ª edição, tiveram muitos pontos positivos, reforço com muita qualidade e simpatia, gente em todos os cruzamentos, esforço na limpeza de trilhos e construção de alguns singles tracks, banhos sem confusão e super quentes, lavagem de bikes, almoço em quantidade e qualidade. Menos positivo a hora da partida, estava anunciado às 9h e foi as 9h30, falta de pessoal de apoio em algumas descidas perigosas, e um percurso que devia ser melhor balanceado em termos de esforço e perigosidade.

Resumindo, foram 40km e certamente mais de 1200m de acumulado na bonita zona do Ladário, deu para conhecer novos caminhos e conviver com a malta conhecida, o Norberto teve mais uma excelente prestação, agora é tempo de descanso...ou talvez não, deixo aqui a sugestão de uma ida a Serra da Freita de Inverno, no sábado dia 26 de Dezembro!

1 comentários:

Anónimo disse...

boas evaristo,

andas com muitas "ganas" de pedalar, eu pelo contrário estou numa de relax. a minha bike continua á espera de melhores dias, vou amanhã buscá-la, ainda não pedalei desde a ida, no meu caso, a arca.

acho que vai ser muito violento, ir á freita logo a seguir ao empeno do natal, o gás do espumante ainda provoca nauseas, lol.
abraço fernando