domingo, 25 de janeiro de 2009

Cascata da Cabreia 25 Jan 2009

Eu e o Miguel fomos explorar a descida que faz a ligação entre a cascata da Filveda e da Cabreia, e ainda bem que o fizemos, porque presenciámos um espectáculo ímpar, a cascata da Cabreia na sua máxima força, com um enorme caudal de água, como se pode ver em vídeo aqui.

Quanto à descida, a repetir com tempo seco, porque é bastante rápida e longa, com algumas partes mais técnicas e divertidas.

Galeria de Fotos
O regresso da Cabreia foi no sentido inverso ao habitual, pelas Minas do Braçal e caminho da Foz do Rio Mau, no final contabilizamos 42km com 862m de acumulado, com a subida do Gavião feita em ritmo de treino, e o resto do percurso de forma descontraída e em amena cavaqueira.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Rota dos Besouros - Sepins 18 Jan 2009

Desloquei-me pelo segundo ano consecutivo até à simpática localidade de Sepins, concelho de Cantanhede, acompanhado pelo amigo Viriato para participar na III Rota dos Besouros.

O evento caracteriza-se por um percurso bastante plano, mas com muita lama devido às chuvas típicas desta época. Talvez seja por isso mesmo, piso muito escorregadio, técnico e pesado nalgumas partes e rápido noutras, ou então pelo belo leitão servido no final, que esta prova tem uma afluência digna de registo, foram mais de 800 betetistas a participar.
Galeria de Fotos
Este ano a lama era menos espessa que o ano passado, mas mesmo assim desde cedo a minha Zesty começou a dar problemas na transmissão, com a corrente a cravar-se consecutivamente no quadro, o que me levou a abandonar depois dos 25km. O Viriato fez os 40km sem percalços de maior a registar.

Encontrei alguns companheiros de pedaladas, o João Kabazuk e seus muchachos dos BYKE4NYC8, o Bola7 e os Bike Surfers, o Sr. Narciso do BTT Albergaria, o Marco Camisão do BTT Arouca, e o Afonso a fazer a reportagem fotográfica, para todos eles um grande abraço.

Quanto a organização, de salientar a boa marcação do percurso, todos os pontos de passagem de estradas tinham gente, o reforço bom, a lavagem das bikes fornecida pelos populares durante o percurso, os banhos razoáveis, o serviço eficiente no almoço, assim como a qualidade do leitão.

De realçar o envolvimento de toda uma comunidade na organização de um evento com a dimensão de muitas provas "profissionais", por um preço bem mais acessível, com extrema simpatia e esforço para que tudo corra bem.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Volta das Quedas 11-01-2009

Com a ideia de efectuar a volta das duas cascatas (Filveda e Cabreia), eu e o Miguel Guapo juntámo-nos aos companheiros do BTT Albergaria (Telmo, Miguel e Romeu).

Ao passar por cima do túnel do caminho de ferro em Açores, travei no piso de cimento, e devido ao gelo, fui imediatamente ao chão, o Romeu para não me acertar teve que fazer o mesmo.
Galeria de Fotos
Subimos o Gavião e seguimos até à aldeia de Bouças, onde fomos presenteados com uns lindos tapetes de neve e gelo nos caminhos e campos. A cascata da Filveda continua espectacular como sempre, e como já estava a ficar tarde, tivemos que abortar a ida à cascata da Cabreia.

O regresso a Albergaria foi pelo mesmo caminho, infelizmente tive mais um azar, o quadro da minha Giant teve um problema o que me obrigou a fazer o regresso a pedalar em pé.

No final contabilizamos 38.6km, 992m de acumulado, em 3h50. No proximo dia 18 a volta vai ser por Sepins, esperemos que tenha menos lama do que o ano passado, e eventualmente poderá haver um treino ligueiro no sábado de manhã.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Sra do Socorro - Fradelos - Telhadela 10 Jan 2009

O dia estava muito frio mas nem isso nos demoveu, fizemos uma volta para desenferrujar, o amigo Viriato ainda a recuperar da queda em Grândola.

O objectivo foi pedalar em ritmo muito descontraído e
descobrir novos caminhos no concelho de Albergaria-a-Velha.
Galeria de Fotos
Passámos na Sra do Socorro e seguimos para Fradelos, é de lamentar o muito lixo despejado no monte. Depois de Fradelos os caminhos melhoraram, e pedalámos quase até Alviães. Aí começamos a descer para o rio Caima, onde nos divertimos a tirar fotos sobre a ponte, numa represa, e mais a frente na barragem em Telhadela.

Regressamos a Albergaria pela Ribeira de Fráguas e Valmaior, fizemos 31km com 690m de acumulado, em 3h15.

domingo, 4 de janeiro de 2009

FILVEDA III - 4 Janeiro 2009

Na primeira volta de 2009 fui com o companheiro Bruno do Ori-Estarreja até à cascata do Filveda. O dia começou com um sol radioso, excelente para a pratica do BTT, não fosse o terreno pesado e escorregadio devido às chuvas dos últimos dias.

Fomos pela Sra. do Socorro até aos moinhos do Caima, fizemos o habitual percurso pelo eucalipto grande até Telhadela. A partir dai foi seguir um caminho "novo", pela margem direita do Fivelda, bastante mais acessível
em termos técnicos que a margem esquerda, mas duro em dificuldade física.
Galeria de Fotos
Chegados ao planalto, foi pedalar pelos estradões típicos desta zona, depois fizemos uma descida rápida e técnica até ao rio Filveda. Atravessamos a ponte e subimos até ao acesso inferior da espectacular cascata, que vai com um grande caudal de água.

Após as fotos da praxe, subimos com a bike às costas para o acesso superior, o que é bastante complicado devido aos acessos estreitos e escorregadios, para além da altura considerável da cascata.

Depois da difícil prova, passámos na aldeia de Bouças, daí até aos 5 caminhos foi rápido, assim como a descida para o Gavião e a passagem por Valmaior até Albergaria.

No final contabilizamos 34.5km em 3h28min, com 957m de acumulado, percorridos em amena cavaqueira e descontracção. No próximo fim de semana, caso o tempo permita, haverá um treino duplo, sábado e domingo de manhã.