terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ladário III 24 Fev 2009

Foi mais um regresso à Serra do Ladário, desta vez fazendo o percurso inverso da minha 1ª incursão do final de 2008, pelo caminho da Alombada até às Talhadas, Silveira e subindo a serra até Lameiro Longo.
Galeria de Fotos
Já no alto da serra, visita rápida ao marco geodésico e torre de vigia, depois foi o regresso a Albergaria em grande velocidade. Espero regressar em breve ao Ladário, para contornar toda a serra pelo lado Norte.

No próximo domingo vai ser mais uma voltinha de 40km, às 9h no ponto de encontro habitual.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

10km a descer e não só... 22 Fev 2009

Excelente manhã de BTT, fizemos a descida dos 10km desde Janardo a Telhadela, passando pela cascata do Filveda e pelo parque de merendas de Dornelas.
Galeria de Fotos
No final da volta, levámos o Bruno para a estreia na travessia das ribeiras em Rendo, mas fui eu que tive direito à estreia numa nova modalidade, saltos para a piscina por cima do guiador da bike :)

Na próxima 3ªfeira vamos pedalar um pouco mais cedo, 8h30 em frente ao cinema de Albergaria.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Gavião e Minas do Braçal 15 Fev 2009

Ainda a recuperar do empeno de Arganil, eu, o Miguel e o companheiro Bruno, fizemos uma volta que incluiu a subida do Gavião, marco geodésico, capela ardida, tanque, minas do Braçal e caminho da Foz do Rio Mau.
Galeria de Fotos
Com um dia excelente para a prática de BTT, o passeio foi descontraído, sempre em amena cavaqueira, fizemos 42km com 750m de acumulado. Na próxima semana vai ser mais um treino, domingo às 9h em frente ao cinema de Albergaria-a-Velha.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

ARGANIL 7 Fev 2009

"A serra espera por ti! Prepara-te pois a serra é dura....", foi o desafio lançado no portal CUME; Evaristo, Miguel, Viriato, Jorge e Nuno (dois amigos de Grândola) responderam a este chamamento, participando na 2ª Maratona BTT Serra de Arganil.
Galeria de Fotos

Já sabíamos à partida que os 1ºs 20kms eram sempre a subir, o frio era intenso e o nevoeiro serrado, mas tivemos um bom aquecimento em estrada, nesses 7km passámos pelo centro de Sarzedo e depois por Arganil.

Só quando chegámos ao cimo do 1º monte é que deu para começar a vislumbrar a paisagem por entre as nuvens e nevoeiro, e logo ai deu para perceber a espectacularidade das altas montanhas que nos esperavam, os vales verdejantes, aldeias de casas muito brancas quase penduradas nas encostas.

A subida final para o 1º reforço foi dura, e ai tomei a opção de fazer o percurso dos 75km, mesmo sabendo que o 2º reforço seria no mesmo local, ou seja, iria fazer uma voltinha extra de 30km, antes de entrar novamente no percurso da meia maratona.

Ainda bem que tomei esta decisão, porque foram 30km de percursos em alta montanha, com paisagens espectaculares, estradões rápidos em zona de planalto como eu gosto. Numa determinada parte do percurso deu para apreciar o maciço da Serra da Estrela cheio de Neve!

Entre os 20km e os 40km as únicas pessoas que vi foi nos 2 posto de controlo da prova, aos 50km foi o reforço, a horas mais propicias para um bom almoço, mas lá segui para mais uma difícil subida, antes da tão falada descida de 10km, que passou muito rapidamente.

No final passámos pelo meio de duas aldeias, e foi ai que começou a parte mais dura do percurso, com o aparecimento de lama e caminhos técnicos. A placa a assinalar os 8kms finais foi apenas o prenuncio do que estava para vir, caminhos enlameados, subidas que pareciam autenticas paredes, seguidas de descidas super escorregadias.

A organização merece os parabéns pelas espectaculares paisagens que nos proporcionou, pela boa marcação do percurso, reforços suficientes, banhos quentes no final, lavagens das bikes, sopinha e rojões muito bons, e simpatia acima de tudo.

Esta é uma prova que nunca mais vou esquecer, quer pela beleza das paisagens, quer pela dureza da mesma, espero voltar em 2010, mas arranjem alternativa para a parte final da prova! No final o GPS marcou 74.37km, 2283m de acumulado em 6h49.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ladário II - 1Fev 2009

Regressei mais o amigo Viriato à Serra do Ladário para um treino potente. Percorremos a serra por caminhos cheios de água que mais pareciam regatos, os riachos das encostas a transbordar, zonas de árvores muito verdes, no fundo uma paisagem invernal espectacular!
Galeria de Fotos
No ponto de encontro em frente ao cinema encontrei o Pedro (Berg) e um amigo e fomos com eles até à foz do Rio Mau, onde nos separamos pois tínhamos objectivos diferentes de treino.

No inicio da subida passámos por Cedrim, onde comprei uns bolos a uns simpáticos velhotes que estavam à porta da Igreja. Já na aldeia do Castêlo encontrámos o pessoal de Albergaria e fizemos juntos a subida seguinte.

Depois de termos passado a bonita aldeia de Lameiro Longo fizemos a descida por terra, que devido às chuvas mais parecia um caminho de calhaus e regos. Entretanto começou a chover forte e decidimos descer por alcatrão para Cedrim, Pessegueiro do Vouga, e entrar na Ciclo Via em Paradela, que fizemos em alta velocidade.

No final contabilizamos 58km, os objectivos do treino foram cumpridos, para a semana espera-nos o empeno da subida inicial de 20km em Arganil.