domingo, 29 de março de 2009

Single Tracks em Vouzela 29 Março 2009

Este domingo regressámos a Vouzela para os excelentes passeios gratuitos bimestrais que o clube BTT Vouzela organiza em colaboração com a Câmara Municipal local.

O dia amanheceu
frio mas com um sol radioso, começámos o passeio pela antiga linha de caminho de ferro, logo seguido de uma potente subida que passou por Vilharigues e por cima da A25. Já no planalto que deu para apreciar a paisagem espectacular desta zona, assim como os caminhos com muita rocha.
Galeria de Fotos
Passámos por uma espécie de anta, numa zona de percursos pedestres muito bem marcados, a seguir à aldeia de Covas fizemos uma longa e difícil descida com muita pedra e regos. Antes de chegarmos a aldeia de Vasconha da Serra fizemos o melhor single track do passeio, muito técnico e divertido :)

O Bruno teve o azar do dia, ao fazer uma aterragem forçada numa zona de caminho com regos e lama, a bike ficou mais leve sem o Pop-Lock da suspensão, mas não houve danos físicos de maior.

A seguir a Vasconha o regresso a Vouzela foi por alcatrão, fizemos 37.6km e 1060m de acumulado em 3h40. No final foi lavar as bikes e tomar banho antes do regresso a Albergaria.

domingo, 22 de março de 2009

Senhorinha 22 Março 2009

Após uma semana nas ilhas do "tio Alberto João", onde visitei locais espectaculares, mas certamente muito íngremes para a prática do BTT, vi apenas na zona das eólicas do lado Oeste da ilha trilhos cicláveis. Já Porto Santo tem trilhos excelentes, embora a ilha seja pequena é muito bonita, com um imenso areal e um mar muito azul. Assim, voltei cheio de vontade de pedalar e de recuperar dos excessos gastronómicos que a Madeira proporciona...

Regressando às nossas voltinhas no continente, foi um dia de passeio descontraído, em que aproveitamos para pedalar por caminhos onde não passávamos à algum tempo, a descida da Sra. do Socorro que acompanha o Caima até à ponte de Vale Maior está com um piso muito rápido e liso, foi sem duvida uma melhoria nos acessos ao rio.
Galeria de Fotos

Depois da difícil subida pelas pedreiras do Gavião até a casa do guarda de Vila Nova de Fusos, descemos pelo antigo troço do rally até às Minas do Braçal. Visitamos a antiga fundição das minas, de lamentar o estado de ruínas: a chaminé parece em iminente queda!

Subimos à aldeia da Senhorinha, para depois fazermos a descida do dia, muito rápida e técnica no final, terminando a meio da ciclovia. Finalmente pedalámos até Albergaria, pela subida de Açores, num total de 38km e 808m de acumulado.

domingo, 15 de março de 2009

Sra. da Saúde 15 Março 2009

Na minha ausência para umas merecidas férias :), o pessoal deu uma volta potente até à Sra. da Saúde, seguida da rápida descida de 10km até Telhadela. Fica aqui o relato do Viriato de mais um excelente domingo de BTT:

« A manhã convidava a um volta de BTT e como bons «atletas» que somos, não nos fizemos rogados e lá partimos para a aventura. O grupo estava «órfão» do habitual guia... mas assumi as rédeas do grupo e lá orientei os quatro «cavaleiros» pela serra acima: Viriato, Bruno e os dois companheiros da semana passada.

Galeria de Fotos
O Track levou-nos até Dornelas... a meio do caminho ainda hesitamos virar em direcção à famosa cascata da FILVEDA, mas o bom senso prevaleceu e seguimos o track até ao final. De Dornelas seguimos em direcção à Nossa Senhora da Saúde, aí aproveitamos para tirar uma foto junto à bonita igreja. Depois deixamos a igreja para trás e foi descer até Vale Maior a uma velocidade considerável para estes verdadeiros amadores do pedal.

O final para Albergaria custa sempre um pouco... e aquela subida de Vale Maior não é excepção, mas com muito esforço e sacrifício lá chegamos ao final de mais uma etapa que nos ofereceu um acumulado de 1035m.

O descanso merecido chegou, mas a vontade de repetir mais um passeio no próximo domingo aumentou ainda mais... por isso... até já.

Viriato Dias.»

domingo, 8 de março de 2009

Cedrim, Castêlo e Alombada 8 Março 2009

Foi num domingo com nevoeiro cerrado que regressámos a Cedrim, com a sua espectacular calçada romana, e ao Castêlo, uma das aldeias mais bonitas aqui da zona.
Galeria de Fotos
Depois do Castêlo subimos até ao cruzamento do Ladário, mas desta vez seguimos pelas rápidas e perigosas descidas até a zona Industrial de Cedrim. Os caminhos estão muito maus, o que proporcionou uma grande dose de adrenalina e alguns malabarismos em cima bike :)

Descemos por alcatrão até Penouços, depois foi entrar no caminho da Alombada e vir sempre a abrir até Albergaria, contabilizei no final 45km e 900m de acumulado.

Foi uma manhã de puro BTT, com poucas paragens, e com grande espírito de camaradagem e convívio, o Bruno estreou o novo quadro da Treck e realmente a máquina anda, os novos companheiros demonstraram um andamento e boa disposição invejáveis, voltem sempre!

domingo, 1 de março de 2009

A subida do tanque e cascata da Cabreia 1 Março 2009

O dia nasceu nublado, mas a manhã foi excelente para uma volta de BTT na companhia dos amigos Miguel e Bruno. Subimos as pedreiras de Mouquim até a casa do guarda de Vila Nova de Fusos, e depois fomos pela subida do tanque até aos 5 caminhos.
Galeria de Fotos
Já tinha saudades desta subida, afinal nos primórdios do BTT fazia parte do nosso roteiro habitual. Chegados aos 5 caminhos, optámos por ir até a cascata da Cabreia, mais uma vez curtimos a descida até Silva Escura, foi sempre a abrir.

Depois da visita a espectacular cascata, fomos até às minas do Braçal, e pedalámos em bom ritmo até à Foz do Rio Mau. Todos estes percursos foram novidade para o Bruno, e representam na minha opinião o que de melhor a nossa zona oferece em termos de BTT, quase todos no concelho de Sever do Vouga.

Ao chegar à Foz do Rio Mau fomos espreitar o inicio da ciclo-via até Paradela, e foi ai que encontrámos os antigos companheiros de pedaladas que regressavam da eólica das Talhadas, seguindo depois juntos até Albergaria.

Foi uma manhã muito bem passada, o Miguel está a subir de forma, a alegria de pedalar e o convívio estiveram sempre presentes, fizemos 46km com 832m de acumulado em 3h45min.