domingo, 26 de abril de 2009

Volta dos 3 Rios 26 Abril 2009

Mais uma excelente manhã de BTT, na companhia do Miguel, Bruno, Humberto, Nuno, Telmo e Raul. O objectivo era recuperar do empeno da volta do dia anterior, mas acabou por ser uma volta potente, no inicio junto ao Rio Caima, pelas Minas do Braçal e ao longo do Rio Mau, e para finalizar ao longo do Rio Vouga.
Galeria de Fotos
Junto à ponte do Rio Mau pudemos constatar a destruição causada pelo fogo, é triste ver um dos melhores troços de BTT da região com aspecto tão negro!

Foi uma volta em convívio entre todos os companheiros, onde acima de tudo se valorizou
a amizade e o gosto pelo BTT.

sábado, 25 de abril de 2009

Arestal - Estreia da Giant Anthem 25 Abril 2009

O regresso à bonita aldeia do Arestal foi o pretexto para um treino potente e para a estreia da minha nova bike, foi-se a Giant NRS mas veio a Anthem :)
Galeria de Fotos
Na nossa investida em Dezembro ultimo na Serra do Arestal tínhamos sido derrotados, pela neve, frio e um track GPS não muito correcto. Desta feita, com alguma teimosia e improvisação, conseguimos encontrar as descidas aluncinantes até Rocas do Vouga, onde a maior dificuldade foi ultrapassar as muitas lombas, um grande teste às suspensões e travões.

De Rocas do Vouga seguimos por um rápido caminho florestal, que acabou numa descida muito divertida. Seguimos a estrada ao longo do rio Vouga até Pessegueiro e subimos para Paradela, foi sempre a abrir pela ciclo-via até Albergaria. Fizemos 55km com 1270m de acumulado ascendente. Se não chover domingo 26 Abril é para dar uma voltinha, 9h no coreto.

domingo, 19 de abril de 2009

Subida à Coelheira - Uphill S. P. Sul 19 Abril 2009

Participei pela 1ª vez no Uphill de São Pedro do Sul até à aldeia da Coelheira, um evento organizado pelo clube GingasBTT. O objectivo foi percorrer 17km sempre a subir, e no final apreciar a espectacular paisagem do alto da serra da Arada.
Galeria de Fotos
Antes do arranque encontrei os companheiros Manel Araújo e Norberto do "Rodinhas da Ribeira", e o João Proença da Associação Beselguense. Após a rápida volta de aquecimento, seguimos por uns interessantes singles tracks, para depois iniciar a 1ª parte da subida, pelo meio de eucaliptais.

Aos 11 km,
na 2ª parte da subida começámos a ver a grandeza da serra, o piso muito mais duro, com pedra solta e ingremes subidas. O final do Uphill foi feito em planalto e tivemos mesmo direito a uma descida até a meta.

O regresso foi pelo mesmo caminho, a 1ª parte como é óbvio bastante perigosa, e a 2ª parte muito rápida. A meio da descida ajudei o companheiro Filipe da Gersan, que estava com um furo na roda, e seguimos juntos até ao final. Contabilizei no total 34km com 1150m de acumulado ascendente.

Quanto à organização, tiveram sempre muita gente de apoio ao longo da subida, reforços líquidos em quantidade, marcações mínimas mas suficientes para a subida. Penso que devem rever as marcações para quem pretende regressar pelo mesmo caminho, e manter o pessoal de apoio, porque é muito mais perigoso descer que subir!

Os banhos foram do melhor que já encontrei, água muito quente, e depois foi tempo do almoço, ai outra coisa a rever, achei muito fraquinho. É uma prova a repetir no próximo ano, principalmente pelo percurso, e por ser um tipo de evento diferente das habituais maratonas.

domingo, 12 de abril de 2009

Trilhos de Macinhata do Vouga 12 Abril 2009

A manhã de domingo foi aproveitada para conhecer o percurso da maratona dos Trilhos do Carril, uma prova que obteve excelentes comentários no ForumBTT, e como pudemos comprovar no terreno, totalmente merecidos, com um percurso muito divertido e variado, algumas zonas totalmente novas para nós.
Galeria de Fotos
Com um ritmo descontraído pudemos desfrutar ao máximo as travessias de rio, os excelentes single-tracks e os estradões muito rápidos, inclusive surgiu uma nova modalidade, pedalar pelo rio acima :)

No final contabilizamos 40km e 773m de acumulado,
não fizemos a parte da aldeia da Alombada, por ser já nossa conhecida (a dura subida de alcatrão), e certamente no próximo ano não deixaremos de participar na II Maratona Trilhos do Carril.

sábado, 11 de abril de 2009

CONQUISTA DO CARAMULO 11 ABRIL 2009

Finalmente chegou o ansiado dia da conquista do Caramulinho, a manhã apresentou-se fria e nublada, mas isso não assustou os 8 bravos ciclistas, Evaristo, Viriato, Fernando, Luciano, Bruno, Norberto, Jorge e Igor, para um jornada que se revelou épica!
Galeria de Fotos
O percurso começou em Belazaima do Chão, por um troço em terra muito técnico que passa por uma mini-barragem. Após algumas duvidas de navegação, seguimos por alcatrão durante 15km.

Já o grupo se perguntava se o track seria de ciclismo, quando a seguir à aldeia de Agadão entrámos na terra, logo com uma subida muito íngreme. O caminho florestal foi dar à bonita aldeia de Mosteirinho onde voltamos a apanhar a estrada de alcatrão.

Foi então que surgiram as maiores dificuldades, mas também o desafio do dia, com as potentes subidas até às espectaculares e típicas aldeias de Malhapão de Baixo e Almofala. Após uma paragem para reunião das tropas, fizemos o assalto final ao Caramulinho, local com uma beleza imponente, mas muito frio e ventoso. Depois de subir os mais de 300 degraus podemos apreciar toda a paisagem envolvente à serra.

No regresso, tivemos logo direito a um espectacular mas difícil trilho, muito técnico, com pedra e lama, uma zona de pura serra com inúmeras vacas a pastar nos campos. Passámos pelas aldeias de Jueus e Malhapão de Cima e após um reforço apontámos para os rápidos caminhos ao longo das eólicas. Foram ai os únicos percalços técnicos do dia, com o Bruno a furar, e logo a seguir o Fernando constatar que o pneu traseiro estava a dar as últimas.

Para finalizar este dia em cheio de puro BTT, ciclismo, e acima de tudo, convívio, diversão e entreajuda, fizemos uma sequência de descidas alucinantes, ao longo de 11km. Foi com um enorme sorriso que chegámos a
Belazaima do Chão, com 54.5km e 1600m de acumulado.

No regresso a casa, um agradecimento a todos por este dia bem passado, e promessa de voltar a repetir o passeio, talvez noutras paragens. Um obrigado ao Palex pelo percurso e conselhos fornecidos, bom BTT na sua aventura internacional :)

domingo, 5 de abril de 2009

CONVITE - Raid ao Caramulo 11 Abril 2009

AlbergasBTT@Caramulo
Um dos objectivos para 2009 é a conquista do Caramulo. Fica aqui o convite e desafio a todos os amigos do AlbergasBTT a virem pedalar connosco num dia que vai ser inesquecível.

Está programado sair de Albergaria de carro, em direcção a Belazaima do Chão (30km) e ai iniciar o percurso BTT guiado por GPS, distância de 50km. O ritmo prevê-se calmo e descontraído, o passeio vai ser em autonomia total, por isso é necessário levar reforço alimentar e líquidos.

O ponto de encontro é o habitual, em frente ao cinema de Albergaria, às 8h. Prevê-se o regresso a Albergaria por volta das 15h.

Quem quiser alinhar nesta aventura mande um email para albergasbtt@gmail.com a confirmar a presença.

Fortes pedaladas e até sábado!

Filveda-Vilarinho São Roque 5 Abril 2009

Mais um domingo fantástico de BTT, com um grupo constituído por Evaristo e Bruno do AlbergasBTT, os companheiros do "Rodinhas da Ribeira" e o amigo Humberto.
Fizemos o habitual percurso para a cascata da Filveda, subimos pelo cemitério de Vale Maior até ao Gavião, depois até aos 5 caminhos, e sempre a rolar até Bouças.
Galeria de Fotos
Após a visita à espectacular cascata, fizemos as rápidas descidas até Vilarinho de São Roque, sempre pela margem esquerda do Filveda. Continuamos depois em grande velocidade pelo estradão, com um encontro imediato com uma matilha de cães, mas já íamos de sobreaviso :)

Depois de cruzar o alcatrão, fizemos um troço para mim novo, em estradão muito rápido, até à Busturenga. A seguir à ponte de Vale Maior subimos ao longo do rio Caima até à Sra. do Socorro, o caminho foi melhorado, mas a dificuldade continua lá :)

Foi um passeio com excelente companhia, com muito boa disposição, fizemos cerca de 40km em 3h.

No sábado, eu e o Viriato fizemos um treino em estrada, 43km em 2h, passámos em Alquerubim, Águeda, Á-dos-Ferreiros, Valongo do Vouga, Sernada do Vouga e Albergaria. Foi uma volta descontraída, mas deu para ver que é preciso treinar.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Alombada by Night 2 Abril 2009

Conforme combinado, eu e o Viriato fizemos um treino nocturno pelo chamado troço da Alombada, com direito à descida radical para a ciclovia.
Galeria de Fotos
Foi um treino feito em bom ritmo, percorremos 36km em 2h, muito divertidos de fazer, com grande espírito de convívio e prazer de pedalar. A descida técnica para a ciclovia está melhorada, devido às obras de reflorestação da zona envolvente, e mesmo de noite deu para fazer em grande velocidade :).

No próximo sábado está combinado uma volta de bike de estrada às 9h (62km), e no domingo o normal passeio de BTT, também às 9h, em frente ao cinema de Albergaria, fica aqui o convite para aparecerem!