domingo, 25 de outubro de 2009

Festival Bike 24 Out 2009

Fui com a Kat ao Festival Bike em Santarém, o evento que reúne anualmente as principais marcas de bicicletas e peças representadas em Portugal, para além das marcas nacionais presentes. Em paralelo com a exposição decorrem eventos desportivos, maratona de BTT, ciclismo de estrada, dirt jumping, etc.

Foi uma tarde bem passada a apreciar ao vivo as máquinas, algumas de sonho, principalmente as Pinarello de estrada que têm uma estética impressionante e muitas outras marcas que estão a apostar fortemente no design e decorações muito apelativas.

Encontramos o José Carlos e a
esposa (obrigado pelos convites), acompanhados pelo Ramalheira, Zé Preto e Telmo que já só pensavam na sopa da Pedra :)
Galeria de Fotos
Entretanto já passaram 2 anos desde que este blogue nasceu, com um registo de 25000 visitantes até a data. Neste ano que passou o objectivo do blog foi unicamente relatar os passeios que eu dou com a Kat, com o pessoal amigo, os passeios e maratonas que faço ao longo do ano, sempre com muitas fotos, porque acho que vale a pena mostrar as paisagens e aldeias fantásticas que temos em Portugal.

No inicio de 2009 comecei a fazer ciclismo de estrada, embora haja pouco tempo para treinos, tenho de reconhecer que a evolução em termos técnicos de pedalada e físicos é muito mais notória, mas a verdadeira paixão é o BTT que já pratico à 15 anos e continuarei a praticar.

domingo, 18 de outubro de 2009

Folgosa do Douro - 18 Out 2009

Depois da excelente impressão do passeio de Folgosa do Douro em 2008, este ano lá rumamos novamente para um passeio que prometia vistas impressionantes sobre a paisagem vinhateira do Douro, por um percurso novo em relação ao ano anterior.
Galeria de Fotos
O inicio do passeio ainda foi mais duro que o ano passado, com umas paredes pouco cicláveis logo no inicio para aquecer. Depois de muito subir e com uma bela descida pelo meio, lá chegámos ao único reforço em Armamar, "apenas" com 13km percorridos. Depois de provar todas as qualidades de bôlas, foi tempo de atacar mais umas subidas.

Um dos pontos "altos" do percurso foi a serra da Piedade, que não teve nenhuma connosco, com uma bela parede para trepar cheia de calhaus. Tinham decorrido apenas 18km, mas o GPS já assinalava 1000m de acumulado ascendente.

Finalmente pedalávamos em planalto, depois apareceram as descidas, algumas delas bem perigosas, passámos por imensos pomares de macieiras, a ultima descida com alguns kms pelo meio das vinhas foi espectacular, o final foi em alcatrão ao longo do Douro, antes da subinha final em Folgosa.

Este foi um pequeno resumo dos 53.8km e 1610m de acumulado, muito mais haveria para contar, mas o importante é aquilo que trazemos na memória ao pedalar por um dos locais mais bonitos de Portugal.

domingo, 11 de outubro de 2009

Serra do Ladário - Castêlo 11 Out 2009

Depois da semana de chuva intensa, a manhã de domingo apresentou-se com um sol radioso, excelente para a prática de desportos ao ar livre. Desafiei os amigos Miguel Guapo e Humberto a ir até às antenas do Castêlo, em plena serra do Ladário.
Galeria de Fotos
Percorremos a ciclo via até Paradela, sempre com muita gente a praticar ciclismo e atletismo, depois fomos até Cedrim pelo percurso da antiga linha de caminho de ferro. Subimos a difícil calçada romana e lá conseguimos passar pelos caminhos cheios de vegetação. Nas antenas do Castêlo pode-se apreciar a espectacular paisagem do Vale do Vouga, ensombrada ao longe pelo recente incêndio nas Minas do Braçal.

Depois foi tempo de descer até à zona industrial de Cedrim, os caminhos estão péssimos, cheios de regos e pedras, foi necessário algum malabarismo para chegarmos ilesos. Entramos no caminho da Alombada, e foi sempre a abrir, a passagem da ponte da Ribeira da Alombada foi um ponto complicado, com o Humberto a meter o pé na poça :)

Domingo 18 de Outubro a volta vai ser em Folgosa do Douro, um dos melhores passeios, se não o melhor de 2008.

domingo, 4 de outubro de 2009

Maratona dos 5 Cumes 4 Out 2009

De regresso a Barcelos, este ano o objectivo foi percorrer os 5 Cumes da maratona organizada pelos Amigos da Montanha. O desafio era chegar à divisão da meia maratona e da maratona antes das 13h, após ter percorrido os 3 Cumes iniciais, porque depois dessa hora fechavam o percurso dos 80km.
Galeria de Fotos
Em jeito de resumo, foi uma maratona com inicio em alcatrão, os 2000 participantes engarrafaram os 2 primeiros cumes, consegui chegar à divisão da maratona às 12h55, e foi então que começou a verdadeira prova, percursos muito bons, pouca confusão, subidas e descidas alucinantes, o final rolante até Barcelos.

Na meta registei 80km e 2010m de acumulado ascendente, para além de um valente empeno. O Norberto dos Rodinhas da Ribeira fez uma prova de grande nível nos 5 Cumes, assim como o primo Manuel nos 3 Cumes.

A organização esteve bem em quase todos os aspectos, reforços muito bons, muita gente nos cruzamentos, marcações razoáveis, almoço bom, banhos refrescantes, têm de rever a questão dos engarrafamentos, que já no ano passado tinha acontecido com muitos menos participantes, mas no computo geral estão de parabéns, não conheço nenhuma maratona que por 15€ ofereçam um jersey daquela qualidade para além de tudo o que referi anteriormente.

sábado, 3 de outubro de 2009

Gavião, Minas do Braçal, Vila Nova Fusos

Depois das voltinhas higiénicas das últimas duas semanas, hoje foi dia de treino a sério! O objectivo era treinar subidas e por isso rumámos ao Gavião. Acusei algum cansaço, mas mesmo assim consegui subir aos 5 Caminhos em menos 6 minutos que na última volta! Há que continuar, a meta são os 35 minutos...
Galeria de Fotos
Depois foi sempre a abrir para as Minas, na descida que mais gosto e mais me deslargo. Ao chegar à ponte da Foz o Evaristo convenceu-me a subir à Casa do Guarda com o argumento de a paisagem ser fantástica. De facto este é um percurso bonito, pena o incêndio de há pouco tempo ter destruído todo o pinhal. É muito triste ver todo aquele carvão e sentir o intenso cheiro a queimado.

Uma vez na Casa do Guarda, descemos para Vila Nova de Fusos, depois dirigimos-nos para Sernada e Albergaria. Resumindo, um bom treino de 35 km, onde fizemos as 2 subidas mais rolantes da zona e nos divertimos nas respectivas descidas. Hoje ultrapassei a meta dos 250 km em 7 semanas de treino consecutivas. Cada vez estou mais perto dos 500km que me propus fazer até ao final do ano!