terça-feira, 24 de novembro de 2009

Convite - Assalto ao Caramulo II - 1 Dez 2009

A 1 de Dezembro de 2008 um grupo de valorosos guerreiros de vários "castelos" da zona centro fizeram uma fantástica investida recheada de neve, contudo a agreste serra defendeu-se bem! AlbergasBTT@Caramulo
Agora é tempo da 2ª vaga, a 1 de Dezembro de 2009 os valentes cavaleiros nas suas montadas reluzentes vão atacar de novo a Serra do Caramulo, desta feita vou alinhar com uma frente a partir da localidade das Talhadas (junto ao nó da A25), num percurso de 70km de ida e volta e mais de 2000m de acumulado.

A partida é às 7h30 (hora actualizada) impreterivelmente, de modo a que a reunião das tropas seja na tasca de Malhapão de Cima entre as 11h e as 12h para retemperar forças e fazer o ataque final.

Quem quiser alinhar neste desafio de dificuldade física muito elevada é enviar um email para o albergasbtt@gmail.com a manifestar essa vontade, receberão no dia 29 de Novembro todas as informações necessárias.

POST EDIT: Reconhecimento do percurso - fui no sábado 28 Novembro com o Fernando fazer o reconhecimento da 1ª parte do percurso, inicio em alcatrão muito rápido, depois paralelos e finalmente terra até à passagem do rio Alfusqueiro. Subida em alcatrão muito íngreme até entrarmos no caminho florestal que nos levou a bonita aldeia de Arca.

O caminho florestal é totalmente clicável e quase sempre a subir, provoca um desgaste grande. O regresso foi mais rápido, atravessámos o rio Alfusqueiro na aldeia de Destriz, depois foi a potente e longa subida até às Talhadas. Contabilizei 39km e 1037m de acumulado ascendente, foi um bom reconhecimento e deu para avaliar o estado do terreno e eventuais dificuldades. As fotos que tirei estão aqui.

VENHA AGORA O DIA 1 DE DEZEMBRO PARA O ASSALTO FINAL!

domingo, 22 de novembro de 2009

A ida à Eolica...ou não 22 Nov 2009

Depois do excelente concerto dos Porcupine Tree no sábado a noite nada melhor do que uma voltinha de BTT domingo de manhã com os meus amigos de Albergaria. Aproveitámos para ir ver passar os atletas da maratona de "Aveiro" na zona dos castanheiros em Paradela e depois na ponte da Ribeira da Alombada.
Galeria de Fotos
O objectivo era subir até a eólica, mas as várias peripécias ao longo do percurso e paragens para ver passar os atletas obrigou-nos a encurtar caminho para a Macida, o regresso foi pelo caminho da Alombada, no final registei 40.8km e 739m de acumulado com uma média de 14.4km/h.

domingo, 15 de novembro de 2009

Tomada do Fortes 14 Nov 2009

Fui no sábado à "Tomada dos Fortes" em Póvoa de Santa Iria, evento gratuito guiado por GPS organizado pelo grupo TNT-BTT.

O ponto de encontro foi no bonito jardim da Piedade, e junto ao palácio com o mesmo nome os TNT tinham a espera dos participantes um farto pequeno almoço com musica e tudo. Após o briefing, às 8h15 foi o arranque para o desafio proposto de 100km.
Galeria de Fotos
Devido às chuvas que caíram na noite anterior o piso estava muito enlameado em certas zonas do percurso, e principalmente até aos 9km o barro vermelho era tanto que as rodas da bike a certa altura deixaram de rodar. Depois de 2h e 14km percorridos, após 2 lavagens da bike por mangueiras cedidas por moradores finalmente apareceu o piso mais ciclável.

Por volta dos 30km surgiram as eólicas, subidas mais íngremes mas também as descidas rápidas. Nesta fase já ia com 3 companheiros de pedaladas, seguimos juntos até à bonita localidade do Freixial, por um single track fantástico. Esse era o ponto de fuga a meio do percurso (aos 47km), mas após uma sopa na tasca do Manecas, combinei com o João e o António seguir o track até onde as pernas e a luz do dia dessem.

Após uma longa subida para a serra, finalmente conquistámos o nosso forte, foi o único que conseguimos ver no percurso todo. Após uma sucessão de montes com eólicas começamos a descer até à planície, passámos por um single track muito rápido e escorregadio, depois daquela sucessão de descidas
era enorme o sorriso na nossa cara.

A parte plana junto ao rio Trancão foi algo monótona, quando atravessámos a ponte junto à Foz do rio com 75km percorridos optámos por seguir por alcatrão ao longo da N10 até à Povoa de Santa Iria. No total foram 85km e 1900m de acumulado.

Quero agradecer aos TNT todo o trabalho que tiveram para organizar um desafio desta magnitude, aos meus companheiros de jornada que demonstraram um companheirismo enorme, e que este tipo de evento continue a surgir espontaneamente por todo o Portugal.

domingo, 8 de novembro de 2009

Maratona da Marmeleira 8 Nov 2009

Desloquei-me este domingo até a Marmeleira, no concelho de Mortágua para participar na 1ª maratona "Descoberta da Irmânia". O objectivo era fazer os anunciados 65km com 1600m de acumulado, com visita à serra do Buçaco.
Galeria de Fotos
Partida às 9h30 em ponto conforme programado e apenas uns ligeiros chuviscos. O inicio começou logo com uma subida de cerca de 3km, seguida de 3km de
descida super escorregadia. Aos 17.5km tivemos o primeiro reforço, cheguei ai com alguma dificuldade, aos 23km apareceu o cruzamento com a opçao dos 35km ou 65km, e como já estava mais recuperado segui para os 65km.

No 2º reforço começou a chover com intensidade, mas a partir dai o percurso começou a abordar a serra do Buçaco, com os seus caminhos espectaculares. As mimosas junto ao caminho deram um autentico banho aos ciclistas, pois os ramos estavam a altura da cabeça. Já em pleno Buçaco apareceu um fantastico single, seguido de uma descida muito radical e super enlameada de uma pista de downhill.

A partir dai foi pedalar até ao fim, por caminhos muito enlameados, o que dificultou muito a progressão em toda a prova. No final ainda fomos brindados com a volta quase completa a Marmeleira, antes de cruzar a meta, com 57km e 1146m de acumulado ascendente.

Quanto à organização: partida a horas, boas marcações, muita gente em todos os cruzamentos, reforços bons, lavagem de bikes, banhos quentes, grelhada mista, sobremesas para todos os gostos. Não gostei da lama nem do piso super escorregadio, assim como da chuva durante o percurso, mas nesta altura do ano o BTT é mesmo assim!

domingo, 1 de novembro de 2009

Volta dos 40 - 1 Novembro 2009

Chegou o tempo da chuva, esteve sempre presente na volta deste domingo. Fui com o Miguel Guapo por Mouquim até Vila Nova de Fusos, fizemos a subida do tanque e depois a rápida descida do Gavião do meio. Regressámos novamente a Mouquim e entrámos no excelente troço que vai dar a Vale Maior, ao longo do rio Caima.
Galeria de Fotos
Foram apenas 31km com 810m de acumulado, vai ser preciso treinar um pouco mais porque a Tomada dos Fortes é já dia 14 e o Invernal da Guarda dia 29 de Novembro.