domingo, 28 de fevereiro de 2010

TransAguieira - Santa Comba Dão 28 Fev 2010

Depois do vendaval de sábado fui no domingo até Santa Comba Dão participar no TransAguieira, maratona organizada pelo grupo Planeta Radical. Esperava muita lama no percurso, mas na realidade apenas apareceu em certas zonas, embora o piso estivesse muito pesado devido ás chuvas, e claro que havia árvores caídas.
Galeria de Fotos
O levantamento dos dorsais foi rápido, a partida quase a horas, depois de 3 ou 4 km a rolar apareceu uma enorme "parede", subida muito íngreme cheia de lama até à antiga linha férrea do Dão. Foi a parte mais bonita do percurso, com o rio Dão ao lado até à ponte férrea que aparentemente está a ser reparada para a prometida e atrasada ciclo via.

Pena que a opção de percursos tenha aparecido aos 8kms, uma noite mal passada e sintomas gripais fizeram-me optar pelos 40km. O percurso revelou-se um constante sobe e desce de que eu não sou muito adepto. Aos 20km foi o reforço, aos 28km apareceu um lamaçal imenso e campos alagados, devia ter sido tomada outra opção do percurso.

Aos 30km cheguei a um cruzamento de uma estrada principal e nem elementos da organização nem fitas. Após pesquisar várias opções, segui a que me pareceu mais lógica, um caminho de terra em frente, que se revelou errada. Lá tive de usar o ultimo recurso :), perguntar o caminho para Santa Comba Dão, ainda por cima estava a ir na direcção errada, depois foi rolar por um estradão florestal e por alcatrão até ao carro.

A lavagem das bikes só tinha uma mangueira, e após esperar 10min que um participante lavasse cuidadosamente a sua bike topo de gama lá tirei o barro do meu tractor, para depois ir tomar um banho de agua fresquinha, não era fria mas quase. O almoço foi razoável e rápido.

Resumindo, gostei de conhecer a antiga linha
férrea do Dão, a zona da Barragem da Aguieira, das meias oferecidas, de resto foi uma manhã normal de BTT, um bom treino para a maratona de Arganil da próxima semana.

0 comentários: