sábado, 1 de maio de 2010

Idade da Pedra - Vermoil 1 Maio 2010

Mais uma vez participei no desafio do BTTralhos este ano chamado "A Idade da Pedra" na excelente companhia do amigo Fernando Gonçalves nos 110km e quase 3000m de acumulado ascendente.
Galeria de Fotos
A expectativa era grande, a organização deste evento gratuito tinha avisado que este ano o percurso era mais técnico e como o nome indicava com muita pedra. Após o briefing o arranque foi cerca das 8h50, o tempo estava nublado e ameaçava chuva. Os 1ºs km foram ao longo da linha do Norte antes de entramos no monte e logo com uma subida íngreme que engarrafou com os cerca de 150 participantes.

Começaram então os single tracks muito escorregadios a exigir grande atenção. Após atravessarmos o IC8 entrámos na Serra do Sicó e subimos até às eólicas. Até à aldeia de Poios o percurso era conhecido do ano passado, realce para o bonito vale com o mesmo nome. Com vista para a Capela da Sra. da Estrela continuamos por montes e vales até à Capela de S. António de Degracia, local com decoração estranha.

Depois de passar as eólicas da Serra do Rabaçal foi sempre a abrir até às espectaculares Buracas do Casmilo, na minha opinião o ponto "alto" deste desafio, o vale onde se situam é das zonas mais bonitas de Portugal.

O single track antes da aldeia de Ordem foi dos melhores, muito perigoso devido à proximidade da ribanceira, mas super divertido. Depois foi pedalar até ao Rabaçal para o merecido almoço decorridos "apenas" 46km muito duros. Após a bela sopa e chanfana, pensava eu que seria rolar até Ansião, puro engano, tivemos de contornar o castelo do Rabaçal situado no monte Germanelo.

Em Ansião as forças já eram poucas mas foi decidido continuar o track até ao fim, a destacar o percurso já conhecido da maratona de Abiul ao longo do rio Nabão, e os inumeros single tracks, assim como um sobe e desce final duro.

No final tivemos direito a um reconfortante banho quente e um lanche de pizza. Quero agradecer aos BTTralhos pelo excelente desafio que nos proporcionaram, percurso duro e técnico mas que deu imenso prazer fazer. Ao Fernando um obrigado pela companhia, paciência em aturar as minhas queixas :), não me apresentei na melhor forma física, mas foi prova superada para ambos. Venha o próximo! Fica aqui o link com as fotos.

0 comentários: