domingo, 23 de maio de 2010

Rotas do Marão 23 Maio 2010

"Para lá do Marão mandam os que lá estão" é assim o ditado popular que simboliza e de que maneira a dureza e isolamento daquelas serras e gentes.

O José Carlos do Aventura Marão Clube desafiou-me a participar na maratona e como sempre quis conhecer o Marão fui com o meu afilhado Pedro Miguel enfrentar as impressionantes serras e o calor abrasador que se fez sentir.
Galeria de Fotos
A entrega dos dorsais foi rápida, partida a horas e depois da volta à bonita cidade de Amarante foram logo 5km de subida íngreme em alcatrão. Aos 15km depois de uma incursão por um caminho mais técnico deu-se a separação da maratona da meia. Comecei então a minha cruzada solitária serra acima por estradões rápidos. O 1º reforço juntou novamente as duas provas para logo a seguir se separarem e foi continuar a subir já no "verdadeiro" Marão.

Depois de cruzar o IP4 veio a parte do percurso que
mais gostei, uma paisagem rochosa impressionante pintada de cores muito vivas das flores primaveris. Até ao km45 foi sempre a subir, finalmente comecei a descer até parar no 2º reforço cerca do km52 e apenas com 1400m de acumulado. A partir daí o percurso foi muito duro, com uma sucessão de subidas e descidas curtas, muitos single-tracks, muito calor, nessa parte mais difícil tive a preciosa ajuda e apoio de um companheiro do Porto, e foi com dificuldade mas muita alegria que cruzei a meta.

Gostei da organização, esteve bem nos reforços e apoio ao longo do percurso, o almoço estava bom e em quantidade, devem rever o posicionamento de algumas fitas que estavam em zonas escondidas nos cortes, assim como a dureza final do percurso. Contabilizei 78.8km e 2114m de acumulado ascendente. De realçar a simpatia da organização, as meninas do ultimo controlo deram-me os parabéns por ter conseguido terminar a prova!

De realçar a prestação do Pedro Miguel, um quase estreante nestas andanças do BTT, mas que conseguiu completar a meia maratona sem registo de incidentes, agora é preciso continuar a treinar.

6 comentários:

JC@rlos disse...

boas,

Sim senhor grande passeio hoje por essas serra do Marão.
Pelas fotos dá vontade de andar por lá :)

Fortes pedaladas

José Carlos (jocasi)

Vitor 206 Garcia disse...

Pois é Evaristo, eu não diria melhor. Boa maratona mas um final desumano, digo eu. Olha aquele colega que passamos depois da passagem por baixo da ip4 que o diga. Estava mesmo muito mal disposto ! Depois, passamos a meta de joelhos ! hehehehehe !
Obrigado pela companhia, pelo ânimo e por tudo !
Se quiseres, vai a http://bikeemterra.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá Evaristo, foi com grande prazer que a malta do Aventura te recebeu a ti, ao teu afilhado e todos os outros participantes neste 5º Rotas do Marão. Eu bem te avisei que a maratona era bem dura, e mais dura se tornou com aquele calor(preocupado telefonei-te às 15.30h). Mas tu, tranquilamente como é teu hábito, lá venceste o desafio. Os meus parabéns!!! Para o ano prometo alertar a malta para que o final seja mais "soft". Espero que este EMPENO não te desencoraje a ti e ao Vitor de regressarem para o ano.
Grande abraço
José Carlos (Aventura Marão Clube)

Viriato Dias disse...

Estás forte... hehe

«devagar e semopre»..

Há que continuar...

Abraço
Viriato

Evaristo disse...

Obrigado pessoal pelos comentários, de facto foi dura mas depois do banhinho de água morna e da grelhada mista já estava pronto para outra...sobremesa claro :)

Agora é tempo de treinos mais curtos e num raio de acção pequeno porque a coisa está a apertar ;)

Vitor 206 Garcia disse...

José Carlos, o calor não estava nos planos de ninguém, nem nos meu, nem nos vossos, certamente. Mas que se fez sentir, lá isso fez. Veja lá que as previsões mencionavam aguaceiros (deveria ser ao meu suor que se estavam a referir) e possibilidade de trovoadas. De qualquer forma, penso que servirá de lição para futuras edições :
Alternativa para quando o calor aparecer (tipo, na nacional, seguir para amarante) e as bebidas mais frescas (colocar as garrafas de água numa bacia com gelo e sal). Só sugestões feitas agora com a cabeça fria hehehehe. Para o ano, se tiver operacional, conte comigo.

Um grande abraço,
TuOuSix (aka Vitor Garcia)

http://bikeemterra.blogspot.com