quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AlbergasBTT no Assalto ao Caramulo 1 Dez 2010

O "Assalto ao Caramulo" vai na 3ª edição e pelo 2º ano consecutivo o AlbergasBTT desafiou todos os amigos e companheiros do pedal para um dia de puro e duro BTT.

O ponto de partida por questões logísticas foi mais uma vez nas Talhadas, à partida foram distribuídos 24 dorsais e não sei porquê o Nuno Command ficou com o nº 69 :).

Apareceram à chamada variados grupos da zona; Intercaima de Vale de Cambra, SBK de Albergaria, Jaiste de Estarreja, pessoal de Oliveira de Azeméis, Gafanha da Nazaré, entre outros companheiros.
Galeria de Fotos
A descida da aldeia de Frágua obrigou a alguma improvisação, mas depois
foi sempre a rolar ao longo do rio Alfusqueiro até à mini hídrica de Cortez. Após a subida em alcatrão entramos no caminho florestal até Arca, excelente troço com 10km sempre a subir de uma forma mais ou menos suave e com paisagens muito bonitas.

Em Arca fizemos o reforço no café "Espírito Santo", logo ali o pessoal sacou dos enchidos e da broa :) Entretanto alguns elementos do grupo avançado já tinham seguido, o grosso do pelotão juntou-se para a investida ao parque eólico do Caramulo.

Após a aldeia de Monteteso foi tempo de ver quem era duro :), a subida pelo espectacular bosque estava carregada de neve, os caminhos completamente brancos até ao ponto mais alto da serra. Cruzamo-nos nessa altura com pessoal de São Pedro do Sul. Após o deslumbre da paisagem e brincadeiras na neve foi descer pelos rápidos caminhos ao longo das eólicas.
Galeria de Fotos
Após a descida aconteceu o equivoco do dia, voltei para trás com um amigo do Intercaima porque tinham ficado 2 elementos, mas afinal não eram do nosso grupo, um deles tinha um equipamento exactamente igual, vê-se na foto acima com o impermeável amarelo.

Entretanto o pessoal tinha seguido para o Caramulinho e nós seguimos a grande velocidade, o tempo estava a piorar, parámos apenas para tirar uma foto e 2 dedos de conversa com o amigo Hernani dos Cagaréus, um dos mentores deste extraordinário evento espontâneo.

Descemos pelo estradão muito enlameado para Malhapão de Cima, onde encontrámos o resto do grupo a retemperar forças e a aquecer-se. Foi cumprimentar o outro mentor do evento, o António Faisca, assinar o livro de honra e toca a andar, porque a jornada de regresso era longa.

O caminho de regresso até a aldeia de Teixo já era meu conhecido do assalto do ano passado, mas feito ao contrario, esta zona da serra é muito bonita também. Depois da ligação por alcatrão até Dornas entramos novamente no monte, e logo com uma subida de empedrado que metia respeito. O Nuno Command ia inconsolável, afinal as meninas da Red Bull tinham-se perdido e não tinham chegado a tempo a Malhapão.

Gostei especialmente deste percurso de serra até São João do Monte, teve umas subidas potentes, mas a paisagem do Carumulo ao longe era fantástica. Após uns telefonemas combinou-se outro ponto de encontro com as meninas da famosa bebida (ou será equipa de F1?) e na descida para São João do Monte parecia que o pessoal tinha asas :)

Finalmente ao subir para Arca tivemos o tão almejado encontro e reforço, e após as inúmeras fotos lá tivemos de deixar ir as raparigas que se fazia tarde e estava a escurecer. Entrámos novamente no caminho florestal e o pessoal foi literalmente a voar até Destriz. Após atravessar o rio Alfusqueiro veio a longa subida para as Talhadas, com umas paragens pelo meio para alguns comerem tudo o que estava pendurado nas árvores, uvas, dióspiros e mais houvesse :)

Chegamos às Talhadas perto das 18h, já era de noite mas apesar do cansaço, a satisfação por termos conseguido cumprir o objectivo e passar um dia extraordinário de BTT era geral. Contabilizei 83km e 2228m de acumulado ascendente, de realçar a prestação do Bruno de Estarreja com 14 anos cumpriu todo o percurso com enorme valentia!

Um muito obrigado a todos os que aceitaram o convite do AlbergasBTT, é muito bom fazer novos amigos e encontrar pessoal que encara o BTT desta maneira, fiquem atentos ao próximo desafio que certamente será por altura do Carnaval de 2011.

5 comentários:

JP disse...

Ahh! Perdi aquela paragem com as meninas do Red Bull!! Parece ter corrido bem.

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que lá foram... e especialmente ao homem que liderou o grupo, traçou o trajecto e até fez dorsais...

bo disse...

Parabéns ao Evaristo, espectacular espírito de btt que sempre proporciona aos seus amigos.
Abraço
bo

bo disse...

Parabéns ao Evaristo, espectacular espírito de btt que sempre proporciona aos seus amigos.
Abraço
bo

command disse...

Simplesmente, de repetir, onde quer que seja, faça o tempo que fizer, estes são amigos que voão com as asas todas,
Portem-se bem !
MALLLLLLLLLLL
NUno "command"