domingo, 28 de fevereiro de 2010

TransAguieira - Santa Comba Dão 28 Fev 2010

Depois do vendaval de sábado fui no domingo até Santa Comba Dão participar no TransAguieira, maratona organizada pelo grupo Planeta Radical. Esperava muita lama no percurso, mas na realidade apenas apareceu em certas zonas, embora o piso estivesse muito pesado devido ás chuvas, e claro que havia árvores caídas.
Galeria de Fotos
O levantamento dos dorsais foi rápido, a partida quase a horas, depois de 3 ou 4 km a rolar apareceu uma enorme "parede", subida muito íngreme cheia de lama até à antiga linha férrea do Dão. Foi a parte mais bonita do percurso, com o rio Dão ao lado até à ponte férrea que aparentemente está a ser reparada para a prometida e atrasada ciclo via.

Pena que a opção de percursos tenha aparecido aos 8kms, uma noite mal passada e sintomas gripais fizeram-me optar pelos 40km. O percurso revelou-se um constante sobe e desce de que eu não sou muito adepto. Aos 20km foi o reforço, aos 28km apareceu um lamaçal imenso e campos alagados, devia ter sido tomada outra opção do percurso.

Aos 30km cheguei a um cruzamento de uma estrada principal e nem elementos da organização nem fitas. Após pesquisar várias opções, segui a que me pareceu mais lógica, um caminho de terra em frente, que se revelou errada. Lá tive de usar o ultimo recurso :), perguntar o caminho para Santa Comba Dão, ainda por cima estava a ir na direcção errada, depois foi rolar por um estradão florestal e por alcatrão até ao carro.

A lavagem das bikes só tinha uma mangueira, e após esperar 10min que um participante lavasse cuidadosamente a sua bike topo de gama lá tirei o barro do meu tractor, para depois ir tomar um banho de agua fresquinha, não era fria mas quase. O almoço foi razoável e rápido.

Resumindo, gostei de conhecer a antiga linha
férrea do Dão, a zona da Barragem da Aguieira, das meias oferecidas, de resto foi uma manhã normal de BTT, um bom treino para a maratona de Arganil da próxima semana.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Senhorinha 21 Fev 2010

Depois de uma noite de chuva torrencial e uma forte trovoada de madrugada ninguém imaginava que seria possível pedalar no domingo de manhã, felizmente o Pedro desafiou-me para uma volta e em boa hora o fez.
Galeria de Fotos
Começamos a volta pela Sra. do Socorro onde fomos barrados por inúmeros eucaliptos cortados sobre os caminhos. Depois de algum improviso lá entrámos na descida ao longo do Caima até Vale Maior. Continuámos ao longo do rio mas na margem esquerda até ao cemitério e seguimos pelo estradão das pedreiras do Gavião.

Após a difícil subida lá chegámos à casa do guarda de Vila Nova de Fusos. A "descida" para a ponte do rio Mau estava muito intransitável, estão a cortar uma área enorme de eucaliptos e as máquinas degradaram o piso todo. Passámos ao lado das Minas do Braçal e subimos até a aldeia da Senhorinha, o terreno estava pesado e a meio sentiu-se bem o minério negativo a prender :)

Finalmente fizemos a potente descida da Senhorinha para o meio da ciclo via, uma das mais divertidas aqui da zona. O regresso a Albergaria pela habitual subida de Sernada, os kms totais não foram muitos, 39km e 778m de acumulado.

No próximo domingo vou ao TransAguieira em Santa Comba Dão, e no dia 7 de Março vou à maratona de Arganil, zona muito bonita e espectacular mas com enormes subidas.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Serra da Freita - Carnaval 13 Fev 2010

O sábado de Carnaval amanheceu com temperaturas mais convidativas para ficar na caminha, em vez disso foi com um sol radioso que nos metemos ao caminho por mais de 40km sempre a subir para atingir um dos locais mais bonitos da nossa região, a Serra da Freita.
Serra da Freita
O percurso de ida e volta foi o habitual de outros anos, de referir apenas que o terreno de manhã estava gelado (o barulho das rodas no solo pareciam pipocas a saltar), todas as poças de água estavam congeladas, foi divertimento geral passar por cima delas, com o calor do dia o terreno ficou pesado o que dificultou um pouco o regresso.

Depois do excelente almoço servido com muita simpatia (obrigado D. Dina), fizemos um mini-tour na serra espectacular, rapidamente chegámos a Albergaria, mas era da Serra, e foi ai que deu para apreciar todo o esplendor da Freita, com os campos cultivados, rochas a perder de vista, as vaquinhas no meio dos caminhos, os rebanhos de ovelhas a pastar, as casas de pedra.

Foi uma dia muito bem passado na companhia de amigos, amantes do BTT que enfrentaram todas as subidas com determinação, as descidas no regresso com um sorriso na cara, o almoço no parque campismo do Merujal com grande sofreguidão :)


No final o registo foi de 83km e 2042m de acumulado feitos em 6h30 a pedalar. Um obrigado a todos e que venham mais jornadas épicas durante este ano, ideias não faltam!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Da Eolica ao Ventoso 7 Fev 2010

Domingo de BTT com estreia do novo horário "mais matinal", arrancámos às 8h35 para mais uma volta fantástica, com subidas duras, descidas alucinantes, single tracks cheios de calhaus, mas principalmente grande convívio e diversão.
Galeria de Fotos
Quanto ao percurso, começamos por subir até à Eolica de Doninhas, fizemos a espectacular descida cheia de S´s até a aldeia de Seixo, seguimos para o Ventoso e depois foi sempre a curtir pelos single tracks da pista de downhill até ao rio Alfusqueiro. Seguimos para Á-dos-Ferreiros até à garganta do Rio Marnel, onde o pessoal teve direito a molhar os pezinhos:)

Quanto aos kms totais não registei, foram mais de 50, mas isso não é o importante, importante mesmo é desafiarmo-nos semanalmente para irmos um
bocadinho mais longe, sentirmo-nos bem nas subidas, curtir as descidas, chegar ao fim cansados fisicamente mas com o espírito liberto para enfrentar mais uma semana de trabalho.

Fortes pedaladas,
Evaristo