sábado, 24 de abril de 2010

Rota das Adegas - Cantanhade 24 Abril 2010

Participei pela 1ª vez na Rota da Adegas em Cantanhede passeio organizado pelo grupo Urva Bike Team.
Tratou-se de uma passeio guiado de 20km com paragens em 2 adegas para degustar os petiscos típicos da zona e provar os nectares que ai se produzem. Os restantes 15km foram de andamento livre com uns single tracks muito porreiros.
Galeria de Fotos
No final foram os banhos e um verdadeiro banquete de leitão à Bairrada. Foi um prazer encontrar muita malta de Albergaria, da Tocha, etc. Um abraço especial ao João "Kabazuc" dos Bike4nyc8 e para o(a) betetista que ai vem.

domingo, 18 de abril de 2010

Cascata da Filveda - ZEN 18 Abril 2010

Na impossibilidade de pedalar na parte da manhã arranquei depois de almoço para uma volta de bike até à cascata da Filveda, na minha opinião um dos locais mais bonitos da região.
Galeria de Fotos
Foi um passeio feito em ritmo calmo, comecei por explorar uns caminhos junto margem esquerda do Caima e
depois segui para o Gavião. A meio da subida para os 5 caminhos decidi inventar e meti pela subida do "Gavião do meio", e bem que me arrependi...

Depois de passar pela aldeia de Bouças cheguei a espectacular cascata da Filveda, local muito verde onde apenas se houve o barulho da cascata que corre com grande força devido as ultimas chuvas. De regresso aos 5 caminhos desci para as minas do Braçal, tive o contratempo do dia com um furo e rasgo do pneu, mas tudo se resolveu.

No caminho da Foz do Rio Mau deparei-me com uma situação insólita, "plantaram" dezenas de placas à beira do caminho com os dizeres de "Concessão de pesca desportiva". Muitas das placas estão a 5, 10 metros umas das outras, é um enorme impacto visual para quem percorre aquele caminho, qual será o interesse com tamanha aberração?

Foram 45km e 900m de acumulado numa excelente tarde de BTT, no próximo sábado vai ser o passeio em Cantanhede, domingo se estiver bom tempo uma volta de estrada.

domingo, 11 de abril de 2010

Raid do BTT Arneiros 11 Abril 2010

Este domingo mudei de ares e fui pedalar em Arneiros, concelho de Torres Vedras, no Raid dos Saloios organizado pelo grupo BTT Arneiros.
Galeria de Fotos
A entrega dos dorsais não foi muito demorada, a partida quase a horas, marcações do percurso muito boas, pessoal da organização nos cruzamentos, o necessário para que uma prova de BTT corra bem. O reforço aos 20km bastante bom, até apoio mecânico tinha, no final a chegada à meta estava algo confusa.

Quanto ao percurso, paisagens muito bonitas principalmente na 1ª parte, um sobe e desce constante típico dos montes desta zona, algumas travessias de ribeiras, alguns singles tracks divertidos, tinha pelo menos 2 descidas perigosas mas devidamente assinaladas.

Foi uma manhã muito bem passada, optei por fazer os 40km e no final registei 42.6km e 1095m de acumulado ascendente o que revela a dureza do percurso. Gostei da organização e do ambiente entre os participantes, prova a repetir futuramente.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Serra do Arestal 2 Abril 2010

Fui com o amigo Viriato na sexta feira de Pascoa até à Serra do Arestal explorar mais uns trilhos novos num dia que amanheceu cinzento e com alguma chuva à mistura.
Galeria de Fotos
Fizemos o percurso habitual até Dornelas, a subida nova para o Arestal foi junto à aldeia de Boialvo, muito íngreme no inicio em alcatrão, e no vale da aldeia de Rio Bom muito pouco ciclável, devido à inclinação e ao piso cheio de pedra. Nessa altura começou a chover abundantemente o que dificultou ainda mais, até que finalmente no meio de intenso nevoeiro chegámos ao lugar do Arestal.

Após o reforço debaixo do coreto seguimos pelos bonitos caminhos das aldeias de Folhence e Linhares continuando ao longo do vale por um caminho rápido e divertido até à estrada de alcatrão que nos levou até Rocas do Vouga.

Após o troço de alcatrão voltámos a entrar no caminho florestal (cheio de lamas biológicas) até a aldeia junto a Sever do Vouga que eu chamo de "buraco", tal a dificuldade que tivemos em sair de lá noutras ocasiões. Desta feita o trilho já era conhecido, e foi sempre a abrir até Pessegueiro do Vouga onde entrámos na ciclo-via e restante percurso até Albergaria.

Fizemos 56km e 1160m de acumulado, a chuva e o terreno pesado dificultaram um pouco a progressão, a subida que fizemos para o Arestal é pouco aconselhável, existem alternativas algumas ainda por explorar.

Boa Páscoa, no domingo se o piso estiver seco vou dar uma volta de bike estrada (São Jacinto, ir e vir 90km), quem quiser aparecer às 9h em frente ao cinema é bem vindo.