domingo, 26 de dezembro de 2010

Volta ao Caima 26 Dez 2010

Depois das Festas Natalícias o domingo foi para queimar algumas calorias e explorar caminhos ao longo das margens do Rio Caima.

Fui com os amigos Viriato e Norberto pela Sra. do Socorro até Palmaz, depois de atravessar o rio subimos até Nespereira e continuamos a trepar até ao corte para a descida super radical para a bonita aldeia de Felgueira.
Galeria de Fotos
Após a travessia de uma ribeira seguimos ao longo do rio por um estradão rápido até Telhadela. O regresso foi pelo caminho do "eucalipto grande" novamente pela Sra. do Socorro.

Foi uma excelente manhã de BTT e convívio, apesar do frio intenso fizemos umas "subiditas" boas para aquecer, no final foram 40.5km e 980m de acumulado ascendente.

domingo, 19 de dezembro de 2010

BOM NATAL e ANO NOVO

Em meu nome e da minha família quero deixar aqui os votos de um feliz Natal e próspero Ano Novo cheio de saúde e alegria a todos os amigos e companheiros de pedaladas.
Bom Natal
O Gabriel e a Ana têm agora 5meses e meio, as voltas de bike foram menos este ano, mas eles merecem toda a atenção do mundo :)
Brevemente coloco aqui o vídeo do resumo de 2010.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Video - Passeio do Bifinho 2010

domingo, 12 de dezembro de 2010

Passeio do Bifinho 12 Dez 2010

A convite do amigo José Carlos da JC Bikes participei este domingo no "Passeio do Bifinho 2010".
Ás 9h45 deu-se a partida dos 40 betetistas para uma volta de 37km e 630m de acumulado que passou na casa do guarda de VN Fusos, descida da capela ardida, Minas do Braçal e caminho da Foz do Rio Mau.
Galeria de Fotos
Foi uma manhã de convívio salutar, a nova descida da capela é muito rápida e o final muito técnico e perigoso, que o diga o Ramalheira que na ausência do seu disciplino deu show ;)
Se tiver disponibilidade nos próximos dias coloco aqui um vídeo das filmagens que fiz do passeio.
No próximo domingo a voltinha será por Albergaria, no ponto encontro habitual às 9h.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Serra do Arestal 8 Dezembro 2010

Depois de uns dias de chuva intensa aproveitamos o feriado para ir até a Serra do Arestal, são cerca de 17km desde o Gavião até lá praticamente sempre a subir até a altitude de 830m.
Galeria de Fotos
No regresso os caminhos estavam cheios de água, principalmente até à bonita aldeia de Rio Bom, foi sempre a abrir até Dornelas e depois até aos 5 caminhos onde seguimos pela descida "maluca", ou como alguém disse malucos são é vocês :)

No final contabilizei 45km e 1174m de acumulado ascendente. No próximo domingo é para alinhar no passeio informal da JC Bikes, arranque às 9h em frente à Cristal.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Video - Assalto ao Caramulo 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AlbergasBTT no Assalto ao Caramulo 1 Dez 2010

O "Assalto ao Caramulo" vai na 3ª edição e pelo 2º ano consecutivo o AlbergasBTT desafiou todos os amigos e companheiros do pedal para um dia de puro e duro BTT.

O ponto de partida por questões logísticas foi mais uma vez nas Talhadas, à partida foram distribuídos 24 dorsais e não sei porquê o Nuno Command ficou com o nº 69 :).

Apareceram à chamada variados grupos da zona; Intercaima de Vale de Cambra, SBK de Albergaria, Jaiste de Estarreja, pessoal de Oliveira de Azeméis, Gafanha da Nazaré, entre outros companheiros.
Galeria de Fotos
A descida da aldeia de Frágua obrigou a alguma improvisação, mas depois
foi sempre a rolar ao longo do rio Alfusqueiro até à mini hídrica de Cortez. Após a subida em alcatrão entramos no caminho florestal até Arca, excelente troço com 10km sempre a subir de uma forma mais ou menos suave e com paisagens muito bonitas.

Em Arca fizemos o reforço no café "Espírito Santo", logo ali o pessoal sacou dos enchidos e da broa :) Entretanto alguns elementos do grupo avançado já tinham seguido, o grosso do pelotão juntou-se para a investida ao parque eólico do Caramulo.

Após a aldeia de Monteteso foi tempo de ver quem era duro :), a subida pelo espectacular bosque estava carregada de neve, os caminhos completamente brancos até ao ponto mais alto da serra. Cruzamo-nos nessa altura com pessoal de São Pedro do Sul. Após o deslumbre da paisagem e brincadeiras na neve foi descer pelos rápidos caminhos ao longo das eólicas.
Galeria de Fotos
Após a descida aconteceu o equivoco do dia, voltei para trás com um amigo do Intercaima porque tinham ficado 2 elementos, mas afinal não eram do nosso grupo, um deles tinha um equipamento exactamente igual, vê-se na foto acima com o impermeável amarelo.

Entretanto o pessoal tinha seguido para o Caramulinho e nós seguimos a grande velocidade, o tempo estava a piorar, parámos apenas para tirar uma foto e 2 dedos de conversa com o amigo Hernani dos Cagaréus, um dos mentores deste extraordinário evento espontâneo.

Descemos pelo estradão muito enlameado para Malhapão de Cima, onde encontrámos o resto do grupo a retemperar forças e a aquecer-se. Foi cumprimentar o outro mentor do evento, o António Faisca, assinar o livro de honra e toca a andar, porque a jornada de regresso era longa.

O caminho de regresso até a aldeia de Teixo já era meu conhecido do assalto do ano passado, mas feito ao contrario, esta zona da serra é muito bonita também. Depois da ligação por alcatrão até Dornas entramos novamente no monte, e logo com uma subida de empedrado que metia respeito. O Nuno Command ia inconsolável, afinal as meninas da Red Bull tinham-se perdido e não tinham chegado a tempo a Malhapão.

Gostei especialmente deste percurso de serra até São João do Monte, teve umas subidas potentes, mas a paisagem do Carumulo ao longe era fantástica. Após uns telefonemas combinou-se outro ponto de encontro com as meninas da famosa bebida (ou será equipa de F1?) e na descida para São João do Monte parecia que o pessoal tinha asas :)

Finalmente ao subir para Arca tivemos o tão almejado encontro e reforço, e após as inúmeras fotos lá tivemos de deixar ir as raparigas que se fazia tarde e estava a escurecer. Entrámos novamente no caminho florestal e o pessoal foi literalmente a voar até Destriz. Após atravessar o rio Alfusqueiro veio a longa subida para as Talhadas, com umas paragens pelo meio para alguns comerem tudo o que estava pendurado nas árvores, uvas, dióspiros e mais houvesse :)

Chegamos às Talhadas perto das 18h, já era de noite mas apesar do cansaço, a satisfação por termos conseguido cumprir o objectivo e passar um dia extraordinário de BTT era geral. Contabilizei 83km e 2228m de acumulado ascendente, de realçar a prestação do Bruno de Estarreja com 14 anos cumpriu todo o percurso com enorme valentia!

Um muito obrigado a todos os que aceitaram o convite do AlbergasBTT, é muito bom fazer novos amigos e encontrar pessoal que encara o BTT desta maneira, fiquem atentos ao próximo desafio que certamente será por altura do Carnaval de 2011.