domingo, 4 de setembro de 2011

"A Fuga dos Soldados" v.55 3 Set 2011

O amigo Fernando lançou o desafio de fazer o percurso "A fuga dos Soldados", ultimo evento organizado pelo BTT Vouzela em 30-01-2010. Por diversos motivos apenas alinhei em metade do percurso, sai de Cambra em direcção ao alto da Serra por uma subida muito íngreme em alcatrão e já no planalto pelo PR4 Trilho da Penoita, muito pouco ciclável por sinal, valeu pelas amoras.
Galeria de Fotos
No ponto de encontro no parque de merendas da Penoita ainda não estava o resto do grupo, segui em direcção à aldeia de Adsamo e um pouco mais abaixo lá vinha o Fernando e os restantes companheiros com mais de 40km nas pernas desde Ribeira Dio. Após o reforço em Adsamo e dizer até a uma próxima ao amigo Leonel que não estava bem fisicamente, começou a verdadeira etapa para mim, ao longo das eólicas do maciço do Caramulo com a fantástica paisagem e trilhos muito rápidos.

Após a potente descida, fizemos um reforço no café em Varzielas e seguimos para a conquista do dia, a subida para a impressionante serra de Farves. A paisagem é árida e inóspita, mas aquele amontado de calhaus tem uma beleza singular.

A descida dos Loendros já era minha conhecida dos passeios do BTT Vouzela, grande teste às suspensões nos caminhos empedrados e grande teste ao equilibrismo :) Fantástica a parte final até Cambarinho ao longo do circuito de manutenção. Junto à A25 despedi-me dos companheiros e segui paralelo à autoestrada, uma má escolha do percurso obrigou-me a desbravar caminhos cheios de silvas, depois foi rolar a alta velocidade até Cambra.

Fiz 55km e 1627m de acumulado, dia espectacular num percurso duro mas com paisagens deslumbrantes, grande espírito do pessoal que tive o prazer de acompanhar, a volta deles certamente ficou perto dos 100km e mais de 2000m de acumulado, parabéns a todos!